sábado, 1 de setembro de 2012

10% do PIB para educação!


Para refletir....


"O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental." (Che Guevara)

Cuidado! Mais uma vez “santinhos” em ação!


*Por Jorge Barbosa
Amparados por uma legislação indulgente (tolerante, que perdoa facilmente) e por sentenças judiciais complacentes (benevolentes, amáveis), os “santinhos” estão vorazes à caça dos incautos (desacautelados, imprudentes) eleitores na busca de votos. Utilizando-se da máxima de que “os fins sempre justificam os meios”, eles mantêm o tráfico eleitoral, onde tudo é permitido e o voto pode ser trocado por material de construção, laudo para carteira de habilitação, medicamentos, consultas, internamentos e cirurgias, combustível, passagens, material esportivo, além do pagamento de contas de energia elétrica e água.
Os “santinhos” por desconhecimento ou má fé estão sempre a dizer que o papel do vereador é resolver os problemas do bairro, e alguns deles seguindo outra máxima “fazer o bem a poucos e o mal a muitos”, costumam patrocinar loteamentos e manter o assistencialismo, geralmente com dinheiro público ou com recursos escusos, em bairros periféricos, onde até cestas básicas são criminosamente distribuídas. Tudo isso com o fim de comprar um mandato e posteriormente, estar a serviço do poder econômico e da corrupção, onde o resultado é o enriquecimento ilícito a expensas do patrimônio público.
Caro eleitor, o papel do “santinho” (candidato) é se apresentar e o seu é o de analisar, julgar e eleger. Cumpra com dignidade a sua função. Lembre-se que milhares de seres humanos como você morreram em luta pelo direito ao voto direto e secreto, pela República moderna, palavra oriunda do Latim re + públicaque é igual a coisa pública, forma de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder supremo por tempo delimitado.
Lembre-se que os “santinhos” são seres humanos e que como tal possuem interesses. Eleja quem está à altura da sua representação. Tome uma decisão conseqüente no dia 7 de outubro ou banque “santinhos” que irão lhe infernizar por longos quatro anos.
*Jorge Barbosa, é bancário, bacharel em Direito pela UESC, candidato a vereador 65611

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Manifestação na Praça Adami

Reflexão do dia



O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Bertolt Brecht

Confiram e divulguem o Folder de Jorge 65611





Agenda de Vane para hoje

10h – Coletiva à imprensa no comitê da Av. Princesa Isabel

15h10min – Caminhada no Jorge Amado e Urbis IV, saindo do fim de linha do Jorge Amado

Agenda JORGE 65611


31/08  SEXTA FEIRA
15:10h   CAMINHADA JORGE AMADO / URBIS IV - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

01/09  SÁBADO
08:30h   VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS
09:10h   BANDEIRAÇO NA PRAÇA ADAMI - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA
15:10h   CAMINHADA NO BAIRRO CONCEIÇÃO - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA
19:10h   DEBATE INTERACT DOS PREFEITURÁVEIS - CÂMARA DE VEREADORES -AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

02/09  DOMINGO
08:00h   VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vamos valorizar a cultura


Reflexão

"Aprenda o mais simples!
Para aqueles cuja hora chegou
Nunca é tarde demais!
Aprenda o ABC; não basta, mas aprenda!
Não desanime! Comece! É preciso saber tudo!
Você tem que assumir o comando!
Aprenda, homem no asilo!
Aprenda, homem na prisão!
Aprenda, mulher na cozinha!
Aprenda, ancião!
Você tem que assumir o comando!
Freqüente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
Você tem que assumir o comando.
Não se envergonhe de perguntar, camarada!
Não se deixe convencer!
Veja com seus próprios olhos!
O que não sabe por conta própria, não sabe.
Verifique a conta É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada item
Pergunte: o que é isso?
Você tem que assumir o comando."

Bertold Brecht, "Elogio do Aprendizado",
in: Poemas 1913-1956, São Paulo, Brasiliense, 1986, p.121.
 
 

Conheça o Jingle com o video da Campanha Jorge 65611


Agenda de JORGE 65611

30/08 QUINTA FEIRA
15:10h   CAMINHADA NOVA FERRADAS A FERRADAS - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

31/08  SEXTA FEIRA
15:10h   CAMINHADA JORGE AMADO / URBIS IV - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

01/09  SÁBADO
08:30h   VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS
09:10h   BANDEIRAÇO NA PRAÇA ADAMI - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA
15:10h   CAMINHADA NO BAIRRO CONCEIÇÃO - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA
19:10h   DEBATE INTERACT DOS PREFEITURÁVEIS - CÂMARA DE VEREADORES -AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

02/09  DOMINGO
08:00h   VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS

Lei que proíbe celular nas agências bancárias não reduz os ataques


A lei que proíbe a utilização de celular nas agências de Salvador completou um ano no último dia 27, mas os assaltos e as saidinhas bancárias continuam assustando muita gente na capital baiana. 

Levantamento feito recentemente pelo movimento sindical, com o apoio do Dieese, mostra que neste ano 27 pessoas morreram em todo o país em decorrência de assaltos. O número comprova que é preciso fazer muito mais para garantir a proteção das pessoas.

Para o Sindicato dos Bancários da Bahia, a lei que proíbe a utilização do celular não resolve o problema da insegurança, muito menos reduz o índice de saidinhas bancárias. É preciso que os bancos façam a sua parte e invistam efetivamente em segurança, com a instalação de câmeras nas partes interna e externa das unidades e a instalação de biombos nos terminais de autoatendimento.

Fonte: O Bancário

Casos da Dengue aumentam em Itabuna


A Vigilância Epidemiológica da Bahia revela que Itabuna acumula 5,8 mil casos de dengue clássica em 2012 e os jovens na faixa etária dos 15 aos 19 anos são as maiores vítimas do mosquito Aedes aegypti. Idosos de 60 a 70 anos formam o universo onde ocorre menor número de casos.

O município registrou também oito casos confirmados de dengue hemorrágica e duas mortes. O maior número de notificações é registrado no Califórnia, 447 no total, seguido pelo vizinho Fátima, com 438 vítimas.
A estimativa é de que o município tenha 10 mil subnotificações (casos não informado ao sistema de saúde). 

Com informações d´A Região e do Pimenta.

Práticas Civilizadas: Vamos exigir a utilização de plástico reciclável


O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado.O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum. 

Importância
A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de plástico gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais reciclados.

Coleta seletiva
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico é a separação e coleta seletiva do Plástico. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de plástico. Esta é uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta.

Reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno)
Nas últimas décadas as indústrias, principalmente de bebidas e alimentos, estão substituindo as embalagens de vidro e latas pelas de plástico PET. Por serem mais resistentes e econômicas, o PET já está presente nas embalagens de sucos, águas, óleos e refrigerantes. Quando começou a ser usado, o PET não era reciclado e seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluição ambiental. Atualmente, a reciclagem de PET é praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PET passa pelas seguintes etapas: 1º) As embalagens PET são lavadas e passam por um processo de prensagem; 2º) Os fardos de PET são triturados, gerando os flocos; 3º) Os flocos passam por um processo de extrusão, gerando os grãos; 4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou outros produtos plásticos.

Tipos de plásticos recicláveis
- Garrafas PET
- Potes Plásticos diversos
- Tampas de embalagens
- Sacos plásticos diversos
- Canos de pvc
- Para-choques de carros
- Copos descartáveis
- Plásticos de brinquedos
- Embalagens de produtos de limpeza

Para refletir...

"A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparecem.(Antonio Gramsci

Antonio Gramsci Filósofo e político italiano (23/1/1891-27/4/1937). Teórico marxista fundador do Partido Comunista Italiano (PCI). Nasce em Ales, na Sardenha, e frequenta a faculdade de letras da Universidade de Turim, onde entra em contato com a ideologia marxista e ingressa no Partido Socialista.
Em 1919 abandona o curso para fazer política e funda o jornal de esquerdaL''Ordine Nuovo. Ele prega a participação do proletariado na política e faz propaganda a favor da organização de conselhos de trabalhadores fabris. Em 1921, com outros militantes e intelectuais de esquerda, funda o Partido Comunista Italiano. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mais saúde e segurança para quem trabalha


Para refletir...


Práticas Civilizadas: o meio ambiente agradece


Lixo: um problema de todos!

Recordamos aqui texto escrito por Jorge Barbosa referente ao lixão de Itabuna após reportagem do Jornal Nacional veiculada em abril deste ano:


Itabuna é destaque negativo na mídia


Depois do “super-salário” do então Prefeito Fernando Gomes, da exposição do jovem à violência e da epidemia de dengue, Itabuna voltar a ser notícia nacional através do Lixão situado na periferia do histórico distrito de ferradas, lar do escritor Jorge Amado.
É destaque também que o lixo está presente no cenário de quase toda cidade nos bairros comerciais e nos residenciais dos mais luxuosos aos mais humildes. Muitos moradores continuam e até donos de restaurantes colocam o lixo a qualquer hora na calçada mesmo sabendo que a coleta só será à noite. Nossas ruas e calçadas se transformaram em sanitários públicos de cães, uma vez que,  seus donos não recolhem os respectivos dejetos fecais.
Já passou da hora de encararmos o problema do lixo da maneira devida: com a campanha educativa, junto a população, coleta seletiva, construção de um aterro sanitário e o empreendimento de uma usina de reciclagem de lixo, construída em consórcio com outros municípios em convênio com o governo do Estado e com  participação da iniciativa privada.
Além disso, é bom lembrar que esgoto também é lixo e que em nossa cidade a quase totalidade desse dejeto é lançado nos nossos córregos, ribeirões e rios degradando completamente nossos mananciais aqüíferos.
Vamos dar a volta por cima, vamos trabalhar para que nossa cidade volte as manchetes através de manchetes positivas como o bom desempenho escolar, defesa do meio-ambiente, o tratamento adequado ao lixo e esgoto, a valorização da arte, da cultura, do esporte e o desenvolvimento dos nossos potenciais econômicos.

Agenda de Vane

Manhã – Reunião com lideranças


15h10min – Caminhada no São Pedro

18h – Reunião com lideranças

Agenda de JORGE 65611 para esta semana

30/08 QUINTA FEIRA
15:10h   CAMINHADA NOVA FERRADAS A FERRADAS - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

31/08  SEXTA FEIRA
15:10h   CAMINHADA JORGE AMADO / URBIS IV - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

01/09  SÁBADO
08:30h   VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS
09:10h   BANDEIRAÇO NA PRAÇA ADAMI - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA
15:10h   CAMINHADA NO BAIRRO CONCEIÇÃO - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA
19:10h   DEBATE INTERACT DOS PREFEITURÁVEIS - CÂMARA DE VEREADORES -AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

02/09  DOMINGO
08:00h   VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS

Campanha Salarial dos Bancários nas redes sociais

Na rodada de negociação de ontem (28/8) entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos, os banqueiros apresentaram proposta de 6% de reajuste salarial. O Comando Nacional considerou a proposta insuficiente e as negociações serão retomadas hoje.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Agenda de Vane para hoje, terça-feira - 28 de agosto


8h – Reunião com lideranças
9h30min – Corpo a corpo no Campo Formoso, saindo da Trifil
14h – Gravação de programa eleitoral
15h30min – Caminhada no São Lourenço e Santo Antônio, saindo da Fortaleza Pneus
18h – Reunião com lideranças

Bancos escondem lucro para diminuir a PLR dos bancários


Os seis maiores bancos do sistema financeiro nacional registraram em seus balanços lucro líquido conjunto de R$ 25,2 bilhões de janeiro a junho. E debitaram como Provisões para Devedores Duvidosos (PDD) R$ 39,15 bilhões, 64,3% a mais que o lucro líquido. 
O aumento das PDDs variou de 22,2% (Caixa) a 63,43% (HSBC), enquanto o índice de inadimplência do sistema financeiro como um todo no período, segundo o Banco Central, subiu apenas 0,7 pontos percentuais na média.
A maquiagem nos balanços é um velho truque dos bancos para esconder seus lucros, e tem como finalidade reduzir o valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos bancários, verdadeiros responsáveis pela alta lucratividade das instituições financeiras. (Contraf)

Andar de bicicleta pode significar economia


Uma ótima notícia para os amantes de práticas saudáveis: Andar de bicicleta pode ser um alívio também para o seu bolso! Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Rio de Janeiro revelou que adotar este meio de transporte pode representar uma economia anual de até R$ 2.700 em relação a um carro.
De acordo com os pesquisadores, uma bicicleta chega a consumir até R$ 0,12 por quilômetro percorrido, o que representa uma economia significativa se comparada aos veículos que usam gasolina – que chegam a R$ 0,76. A pesquisa levou em conta custos com uma bicicleta nova e como base trajetos de 20 km por dia.
Para se ter ideia do tamanho da economia, a média anual de gastos com a bicicleta é de cerca de R$ 519 – considerando a troca de freios, correntes e pneus. O custo da pedalada ficou bem mais baixo que usar carro (R$ 3.219 por ano), moto (R$ 2.029) ou mesmo ônibus (R$ 1.367).
Fonte:www.nopatio.com.b

Grapiúnas Ilustres: Genny Xavier, escritora


 Genny Xavier nasceu no sertão da Bahia e veio para Itabuna com apenas 1 ano de idade. Fez da região sul da Bahia a sua terra adotiva. Começou a escrever versos aos 13 anos, com um traço humanístico e social que indicava a precocidade da sua idade. Ainda neste tempo, começou a publicar seus poemas em jornais locais e em cadernos literários. Conquistou espaço e público leitor, que via nos seus versos tristes e fortes uma linha universalista e um lirismo intimista. Obteve muito êxito participando de concursos e jornadas literárias regionais. Fez sua primeira publicação individual em 1981, com um livreto intitulado "Poemas" . Em 1986, publicou "Caso de um poeta grapiúna que até hoje ninguém sabe o nome", texto poético-teatral em linguagem de cordel. Participou também de várias antologias de poemas e contos, promovidas por órgãos culturais regionais. Durante a década de 90, participou de alguns concursos nacionais em vários estados do Brasil, obtendo classificações significativas e menções honrosas, como o "Prêmio Nacional de Contos Aníbal Machado", em Minas Gerais, onde classificou-se com o 2º lugar, em 1993. Participou também de antologia de contos publicada na cidade de Piracicaba/ SP, como resultado de concurso promovido pela Secretaria de Cultura daquele município, onde recebeu Menção Honrosa, em 1997.

      Atualmente, trabalha na criação do seu primeiro romance, com o título "Alma de Papel" e tem inéditos um livro de poesia, um de contos e um de literatura infantil. Trabalha como professora de Literatura e Arte-Educação e coordena o Projeto Memória Cultural do Município de Itabuna, da Prefeitura Municipal.

CLARA PALAVRA QUE EM NOITE FOGE 

A máquina digita o grito
que sai da boca do poeta
e lembra-lhe todas as dores
que pairam no mundo.
O poeta aspira a dor que vem de fora
como a engolir um monstro...
Neste instante, 
torna-lhe disforme o corpo
e as mãos tremem
para esboçar a metamorfose.
O poeta tem agora a cara do espanto,
o corpo da fome
e a alma de bandido...
E, quanto mais se adentra na poesia,
mais lhe escapa a imagem
da suave manhã...
E o poeta, em seu delírio,
vagueia pelo deserto rachado,
toma veneno e luta com feras,
abatendo a golpes de espada
verdes dragões
- estes têm as patas de ferro
e soltam insultos pelas ventas -
mas, ainda assim, 
o poeta surrealiza uma canção
e presenteia os homens de toda a terra.


Fonte:http://www.itabuna-ba.com.br

TST exige que Bradesco contrate aprendizes

O Bradesco foi condenado a manter nas agências de todo o país número de aprendizes compatíveis com o estipulado pela CLT. A decisão foi tomada pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao negar provimento a recurso do banco que tentava restringir a determinação apenas às agências de Curitiba (PR). Em caso de descumprimento da decisão, o banco terá de pagar multa diária de R$ 10 mil, reversível ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
O juízo determinou ao banco contratar número de aprendizes que atendesse à cota legal de aprendizagem estabelecida no art. 429 da CLT - no mínimo 5% e no máximo 15% dos trabalhadores, cujas funções demandem formação profissional, com exceção das funções previstas no parágrafo lº do artigo 10 do Decreto nº 5.589/2005 - e arbitrou a multa diária de R$ 10 mil caso a decisão não fosse cumprida.

Fonte: Contraf

Para refletir...


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Emir Sader: Da euforia à depressão capitalista


A euforia capitalista dos anos 1990 levou à teoria da “new economics”. O capitalismo, marcado por suas crises cíclicas, deixaria de sofrê-las, para passar a uma fase sem crises.

Por Emir Sader, em seu blog


Os novos desenvolvimentos tecnológicos impulsionariam um ciclo contínuo de desenvolvimento econômico, com a computação tendo o duplo papel de puxar uma demanda que se igualaria a do automóvel no século passado – incluindo um modelo novo anual -, ao mesmo tempo que permitiria prever antecipadamente os gargalos que permitiriam prever e solucionar preventivamente as crises.

A própria possibilidade de quaisquer garotos abrirem uma empresa na garagem de casa e a transformarem em uma empresa de sucesso mundial, quase sem capital inicial, seria a demonstração da pujança econômica do capitalismo e do caráter de “sociedades abertas” das sociedades capitalistas.

Essa festança acabou logo, com a crise de 2000, que desmentiu as teses e fez com que os teóricos da “new economics” partissem para outra moda, também de curta duração. As crises voltaram, com ela as recessões, até que se desembocou na prolongada e profunda crise atual, iniciada em 2007.

Tal como a bomba de tempo da febre de internet, desta vez a bolha de consumo girou em torno do setor imobiliário. Para tentar suprir, pelo menos temporariamente, o desequilíbrio entre produção e consumo, o sistema bancário foi ampliando os créditos, sabendo que nao correspondiam a capacidade real de pagamento por parte dos que os contratavam. Até que a pirâmide explodiu, todo o sistema imobiliário, ruiu, com milhões de pessoas sem conseguir pagar suas hipotecas, devolvendo os imóveis aos bancos, perdendo tudo, mas preferindo isso a continuar aumentando suas dividas.

As ruas da Califórnia se encheram de famílias morando nos seus carros, os bancos ficaram abarrotados de imóveis devolvidos, o sistema bancário chegou à beira do colapso, a recessão, através deste se propagou para o conjunto da economia. Os governos correram a salvar os bancos, com a ilusão de que os bancos salvariam os países. Os bancos se salvaram e no segundo ciclo da crise, a partir de 2011, os que quebraram foram os países.

A crise segue, sem horizonte de término, levando praticamente toda a economia europeia à recessão, enquanto países como os EUA e o Japäo permanecem entre crescimento zero e recessão.

Mas quando o capitalismo escancara suas contradições, seus limites, seu esgotamento, não surge no mundo ainda um modelo que o supere. A América Latina é a região que expressamente resiste – na maioria dos seus países – à hegemonia neoliberal, com Estados ativos que induzem o crescimento econômico e seguem ampliando suas políticas sociais, baseados em alianças regionais e com o Sul do mundo. Mas não tem o continente força própria para desenvolver um modelo alternativo ao neoliberalismo em escala mundial. Resiste, o que faz da América Latina a região de resistência ao polo neoliberal que ainda domina o centro do sistema.

Vivemos por isso um tempo de turbulências, mais ou menos prolongadas, até que um modelo e forças alternativas – que certamente terão a América Latina como um de seus protagonistas essenciais – possam conseguir construir uma alternativa ao capitalismo decadente.

Para refletir...


domingo, 26 de agosto de 2012

Sindicato realiza lançamento da Campanha Salarial nesta segunda


Com o slogan ‘Chega de Truques, Banqueiro’, o Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região realiza nesta segunda-feira, dia 27/8 o lançamento da Campanha Salarial Nacional dos Bancários a partir das 10 horas. O ato de lançamento será em frente à agência do Bradesco da Avenida Cinquentenário quando dirigentes do sindicato denunciarão para a sociedade o truque dos bancos quando mascaram os lucros para não pagar Participação nos Lucros e Resultados (PLR) maior para os bancários; as demissões no setor, as doenças ocupacionais que acometem a categoria e o engodo da redução dos juros e do aumento nas tarifas.
Os bancários de Itabuna e Região também denunciarão a falta de segurança nas agências, as enormes filas, a falta de compromisso dos bancos em relação ao desenvolvimento social e a necessária regulamentação do Sistema Financeiro Nacional.
Nesta campanha salarial os bancários querem:
Reajuste salarial de 10,25% 
O Comando Nacional insistiu que os bancos estão em condições favoráveis para conceder a reposição da inflação mais 5% de aumento real porque no primeiro semestre de 2012 somente as seis maiores instituições tiveram lucro líquido de R$ 25,2 bilhões, apesar das provisões para devedores duvidosos (PDD) desproporcionais à inadimplência.
Segundo o Banco Central, entre junho do ano passado e junho de 2012 a inadimplência cresceu apenas 0,7 pontos percentuais e está em viés de baixa. Mas o Itaú, por exemplo, aumentou o provisionamento em 26,7%, o Bradesco em 33,14%, o BB em 26,58%, o Santander em 36,15% e o HSBC em 63,43%. Os bancos responderam que a situação do sistema financeiro “não é tão confortável” como em 2011.
Piso salarial de R$ 2.416,38
Os dirigentes sindicais reafirmaram que o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos da América do Sul, o que é uma contradição com os bônus milionários dos altos executivos e os lucros dos bancos – entre os mais altos do planeta.
PLR de três salários mais R$ 4.961,25 fixos 
O Comando defendeu a nova fórmula de distribuição da PLR, em razão das mudanças de critérios frequentes que os bancos fazem nos balanços, e que este ano se somam ao superdimensionamento das provisões para devedores duvidosos. Os bancos reconheceram que a atual fórmula é complexa e “diabólica” e que um modelo simples seria melhor, mas salientaram que não pretendem mudar neste momento as atuais regras da PLR.
PCS para todos os bancários
Os representantes dos bancários explicaram tecnicamente a proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS), que respeita a política interna de cada empresa, mas estabelece regras claras e transparentes de ascensão profissional e que prevê, entre outras coisas, reajuste anual de 1% em todas as verbas salariais e mais 2% a partir do quinto ano de contratação ou da promoção. A Fenaban respondeu que todos os bancos têm gestão de carreira e competências e que isso faz parte da política interna de cada instituição, não sendo tema para inclusão na Convenção Coletiva da categoria.
Aumento dos auxílios para R$ 622
A reivindicação da categoria é a elevação para R$ 622 dos valores do auxílio-refeição, da cesta-alimentação, do auxílio-creche/babá e da 13ª cesta-alimentação, além da criação do 13º auxílio-refeição. Mas os bancos disseram que não há disposição em manter vínculos com os aposentados, alegando que a convenção coletiva só trata de empregados na ativa.
Parcelamento do adiantamento de férias
O Comando Nacional defendeu o parcelamento em até dez parcelas iguais, a partir do mês subsequente ao do crédito, do adiantamento de férias efetuado pelo banco. Os bancos disseram que analisarão a reivindicação e darão uma resposta junto com a proposta global que apresentarão no dia 28.
Salário substituto
A reivindicação aprovada na 14ª Conferência Nacional dos Bancários é garantir ao empregado substituto o mesmo salário do substituído, mesmo que seja provisoriamente. Os bancos negaram a reivindicação, afirmando que a substituição é temporária e encarada pelas instituições como um treinamento e uma oportunidade para o bancário mostrar seu desempenho.

Bancários analisam as fragilidades do Sistema Financeiro Nacional


Chegou ao fim o debate sobre sistema financeiro nacional, realizado nesta sexta e sábado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), junto à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e o Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador. Durante os dois dias, os bancários discutiram sobre as mudanças necessárias para que o setor seja ideal ou pelo menos se aproxime.

A categoria entende que essas intervenções estão muito distantes da realidade e que é preciso união dos trabalhadores da área e da sociedade. Ao mesmo tempo, os bancários ressaltam a importância da realização dos debates, para poder avaliar a situação em que se encontra o país. “Este é um momento adequando, pois estamos em meio à campanha salarial, quando a categoria está em busca de melhorias”, afirma Arlesen Tadeu, do Sindicato do Rio de Janeiro.

Para Robson dos Santos, também representante do Rio de Janeiro no seminário, as colocações dos palestrantes foram muito esclarecedoras e serviram para os bancários entenderam melhor como o sistema financeiro funciona. Um dos exemplos citados pelo sindicalista foi a comparação entre as realidades da China e do Brasil.

Outros destaques foram segurança, já que o índice de assaltos a bancos seguidos de morte tem crescido assustadoramente em todo o país, necessidade do cumprimento das leis existentes e de ações concretas dos trabalhadores do setor e da sociedade em geral para que isso se concretize, a ditadura dos bancos, que mandam e desmandam, além da capacitação dos sindicalistas, aprofundando o conhecimento no sistema financeiro, e ampla participação nas discussões propostas sobre os temas mais polêmicos. “É preciso perceber que os bancos, de fato, maquiam a realidade e vivem enganando bancários e clientes à base de truques”, fala o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, lembrando do tema da campanha salarial deste ano.

Para José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, as discussões durante os dois dias do evento são altamente pretensiosas e têm o objetivo de pensar em mexer no papel do Estado. “Quem é que legisla sobre o sistema financeiro?”, pergunta. “O próprio Banco Central. E os governos, anos e anos, ficam na moita. Os trabalhadores têm uma posição atrasada. Precisamos sair da posição de dominados”.

Participaram dos debates centenas de bancários da Bahia e Sergipe, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Sul. Para o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, a ampliação da participação dos estados é uma vitória para a categoria.
Fonte: O Bancário