sábado, 18 de agosto de 2012

Bispo de Itabuna recebe proposta de Vane para uma cidade de PAZ


“MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO É INSUSTENTÁVEL”, DIZ BISPO DIOCESANO

O Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, recebeu a vista do candidato a prefeito pela coligação “Na frente para Itabuna mudar”, Claudevane Leite, o Vane do Renascer, onde ouviu as propostas do candidato.
Dom Ceslau, mantendo a sua imparcialidade, disse que “todos os candidatos vêem aqui para apresentar seus programas de governo, futuro governo, caso sejam eleitos, e eu recebo a todos, tanto candidatos a prefeito como a vereador, para conversar um pouco, para eles apresentarem seus planos de governo e a gente poder dar algumas sugestões. Porque a gente é também gente do povo e com o povo, e então o povo tem que dar o seu voto de confiança aos candidatos. Então eu, como bispo, tenho que conhecer um pouco. Por isso, sou grato por essas visitas e acolho a todos e sempre”.
Sobre o programa Cidade de Paz, apresentado por Vane, o bispo diocesano de Itabuna afirmou que “é o desejo de todos vivermos em paz, porque os últimos acontecimentos e não só os últimos mas, este momento que estamos vivendo é insustentável. A situação da violência e da morte, especialmente entre a juventude é desumana. Além disso, Vane apresentou o seu programa de governo não só na área da segurança pública, mas também da saúde, o que acho importante”.
Durante a reunião, D.Ceslau estimulou a importância e sugeriu que nos programas epropostas de governo “se olhe não apenas a segurança, mas a importância da família, pois pela família passa a humanidade. O programa, nos pontos que foram-me apresentados, vem ao encontro do nosso povo”.
Para o Bispo, o eleitor deve avaliar todas as propostas e decidir pelo voto livre em quem achar que tem o programa melhor. “Nesse sentido, apoiamos esses programas e pedimos a Deus que abençoe a todos os nossos candidatos”, reforçou.  O bispo diocesano disse esperar que os programas apresentados sejam introduzidos na prática, não fiquem só no papel. “Por isso,o programa de Vane também é bom. Que Deus abençoe a todos nós e que sejamos beneficiados pela realização destes programas”.
Fonte: Blog do Ricky - http://www.blogdoricky.com.br/ 

Agenda coligação "Na Frente Para Itabuna Mudar" - Vane 10

8 h - Café da Manhã com um grupo de pastores evangélicos - Grapiúna Tênis Clube;

9h30min - Bandeiraço com militância e simpatizantes - Praça Adami, centro da cidade;

15 h - Caminhada no Bairro Santo Antônio - Concentração na praça principal do bairro.

Agenda de JORGE 65611 - sábado e domingo


18/08         SÁBADO
08:30h       Mutirão de limpeza no bairro JD. Vitória
09:30h       Bandeiraço Pça Adami - ação conjunta com majoritária
12:00h       Almoço com pessoal da EMASA - Cd. Vida Nova
15:00h       Caminhada Santo Antônio - ação conjunta com majoritária
19:00h       Encontro com Educação - ação conjunta com majoritária  

DIA 19/08  DOMINGO
06:45h    VISITA AO BABA DA BAIXA FRIA
07:45h    VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS
11:00h    VISITA AO BAIRRO BANANEIRAS
12:00h    VISITA AO BAIRRO JD VITÓRIA 
15:00h    VISITA AO BAIRRO NOVA FERRADAS

Para refletir...


"O proletariado tem como única arma, na sua luta pelo poder, a organização." (Lenin)

Bancário necessita de doadores de sangue


O bancário Enault Figueiredo da Rocha, 34 anos, está em tratamento de leucemia e precisa de, pelo menos, 10 doadores de sangue por dia, segundo a família.
O paciente itabunense está internado no Hospital Primavera, em Aracaju (SE) e necessita de qualquer tipo de sangue para ajudar na formação de plaquetas em grande quantidade, segundo o pai dele, Enault da Rocha.
As doações podem ser feitas no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), que fica localizado na Rua Guilhermino Rezende, 187, no Bairro São José, de segunda a sexta, das 7h às 18h e, no sábado, das 7h às 12h.
Os números disponíveis para informações são o (79) 3211-8355, do IHHS, e o (73) 9142-1093 (Enault Rocha, pai do paciente).
Fonte: Blog Pimenta - http://www.pimenta.blog.br/

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Espuma do Rio Cachoeira invade as ruas e atinge pedestres





A situação do Rio Cachoeira está cada vez pior. Em Itabuna, o trecho próximo a Receita Federal, mesmo ponto em que o canal é despejado, tem incomodado os pedestres. Após as chuvas da quinta-feira (17), uma grande quantidade de espuma se formou no rio e o vento as espalhou.
 As espumas entraram pelas janelas de prédios e até de carros que passavam. Pedestres tentavam evitar contato com a sujeira, que foi levada pelo vento até a Avenida Amélia Amado.
Além disso, o mau cheiro do rio tem se tornado cada dia mais insuportável. Os moradores da Avenida Beira Rio e os pedestres que costumam praticar exercícios na no local reclamam constantemente forte cheiro de esgoto exalado.
Fonte: Radar Notícias - http://www.radarnoticias.com 
Foto da Capa: Jornal Agora


BR 101 será duplicada e mais uma vez o povo pagará a conta

 O Programa de Investimentos em Logística anunciado no dia 15 de agosto, prevê a duplicação da BR 101 entre os municípios de Eunapólis e Feira de Santana, uma obra importante para o desenvolvimento do nosso estado. O lamentável é que o chamado “PAC das concessões” será financiado com recursos públicos e o povo mais uma vez arcará com a conta através do pagamento de pedágios.

Nosso país cobra de seus contribuintes a terceira maior carga tributária do mundo, oferecendo em contra partida, serviços públicos que deixam muito a desejar como por exemplo saúde e educação e na hora de novos investimentos esses mesmos contribuintes serão onerados com a cobrança dos medievais ridículos e injustos pedágios, artifício que contraria até o básico direito de ir e vir.

Os segmentos organizados da sociedade precisam se organizar contra tais investidas do contrário, em pouco tempo estaremos pagando até pedágios urbanos como a turma do PSDB já está implantando em São Paulo. E o pior é que não ouvimos até o momento nenhum político, partido ou entidade se pronunciar sobre o fato. Basta de inércia, falta de senso crítico e inoperância.

Jorge Barbosa – Bancário e Bacharel em Direto pela Universidade Estadual de Santa Cruz
17/08/2012

Video da Campanha Jorge Vereador 65611


Agenda VANE 10 - hoje, sexta

9 h - Visita ao ambulantes do condomínio Centro Comercial de Itabuna - Concentração na entrada do CCI;

15h30min - Caminhada no Bairro da Bananeira - Concentração na Rua da Burundanga, no Bairro Mangabinha;


19 h - Encontro com Lideranças

Bacia do Rio Cachoeira merece recuperação e revitalização urgente


Leia abaixo matéria do Sindicato dos Bancários de Itabuna sobre a intenção do Governo da Bahia para a duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna. À época, a entidade sindical, representando a CTB/Regional Sul da Bahia, participou da audiência prévia e lançou proposta condicionando o projeto do governo à recuperação e revitalização de toda a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, tão desprezado pelos prefeitos que aqui realizaram gestões administrativas do município de Itabuna:



Durante audiência prévia para discussão acerca dos inícios dos estudos acerca do processo -2004006424/TEC/LL–0057 - que prevê a ampliação-duplicação da BR 415 no trecho Itabuna/Ilhéus, localização e impactos ambientais, ocorrida no dia 09 de setembro de 2010, no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/Regional Sul da Bahia), lançou uma frente em defesa da revitalização e recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. O manifesto com assinaturas dos presentes, incluso em ata da audiência, deverá ser integrado ao Termo de Referência (TR), nos estudos dos órgãos ambientais (EIA/RIMA).
Segue abaixo texto do documento entregue pela CTB e Sindicato dos Bancários durante audiência prévia que prevê a ampliação-duplicação da BR 415 (rodovia Itabuna/Ilhéus) como uma das condicionantes da implantação do projeto pelo governo do Estado:

“Que a revitalização e a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira seja inserida no processo 2004006424/TEC/LL-0057, que prevê a ampliação e duplicação da BR 415 no trecho correspondente aos municípios de Itabuna e Ilhéus, Sul da Bahia em parceria com os municípios abrangentes, instituições de ensino superior e sociedade civil organizada. Que a proposta em epígrafe seja inserida no Termo de Referência (TR), nos estudos dos órgãos ambientais competentes”.

O documento foi assinado pelos presentes e citado na ata da audiência prévia.

A audiência pública que teve participação de diversas entidades representativas da sociedade civil organizada foi coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA) com apresentação do projeto por parte de representantes do Derba (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Bahia).

“A CTB e o Sindicato dos Bancários não poderiam perder uma grande oportunidade de denunciar a degradante situação que se encontra o Rio Cachoeira, num evento como este, no qual se discute a duplicação da rodovia às margens de seu leito”, afirma Ricardo Carvalho, representante da CTB, da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e do Sindicato dos Bancários na audiência.

O que são Cidades Sustentáveis?


Cidades sustentáveis são cidades que possuem uma política de desenvolvimento para promover o meio ambiente natural e construído, de forma que não atrapalhe a natureza.  A estrutura urbana de uma cidade, como edifícios, ruas, as condutas de gás, água, luz, e etc. acabam condicionando o clima deste ecossistema, como a  temperatura, a umidade, o vento e a pressão atmosférica.
O conceito de cidade sustentável estabelece que haja oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.
As cidades sustentáveis tomam medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos, o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infra-estrutura urbana, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, a deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental.
Outra preocupação das cidades sustentáveis é fazer com que a população faça um uso eficiente e sem desperdícios de água, energia, e sempre usando materiais renováveis. Algumas idéias para facilitar e melhorar o clima no planeta é criar espaços multiuso para evitar desperdícios, colocar tudo num mesmo bairro e incentivar o transporte alternativo, para diminuir a poluição do planeta e melhor o ecossistema mundial.

Para refletir...


"O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado." (Marx)

Agenda Campanha de Jorge 65611

DIA 17/08  HOJE
15:30h    CAMINHADA NO BAIRRO BANANEIRA   - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA

18/08         SÁBADO
08:30h       Mutirão de limpeza no bairro JD. Vitória
09:30h       Bandeiraço Pça Adami - ação conjunta com majoritária
12:00h       Almoço com pessoal da EMASA - Cd. Vida Nova
15:00h       Caminhada Santo Antônio - ação conjunta com majoritária
19:00h       Encontro com Educação - ação conjunta com majoritária  

DIA 19/08  DOMINGO
06:45h    VISITA AO BABA DA BAIXA FRIA
07:45h    VISITA AO CLUBE DOS BANCÁRIOS
11:00h    VISITA AO BAIRRO BANANEIRAS
12:00h    VISITA AO BAIRRO JD VITÓRIA 
15:00h    VISITA AO BAIRRO NOVA FERRADAS

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Nível de ensino na Bahia vai mal


O ensino médio piorou em nove estados, dentre eles a Bahia, que caiu 0,1 ponto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com relação à 2009, atingindo a nota 3,2.
A rede municipal de Itabuna ficou bem abaixo da média nas séries finais do Ensino Fundamental. De acordo com o MEC, os alunos do equivalente à 8ª série obtiveram média 3,2, enquanto que a meta estipulada era 3,8. A média nacional em 2011 foi 4,01.
A média registrada no ano passado em Itabuna é a mesma de 2009 e superior ao Ideb de 2007. Itabuna somente conseguiu melhor desempenho para séries finais do Ensino Fundamental em 2005: nota 3,3.
Os números do município são melhores quando levado em conta o desempenho de alunos do equivalente à 4ª série. A meta para 2011 era 3,9, mas Itabuna obteve nota 4,3.
“A educação em nosso país precisa ser finalmente tratada como prioridade política fundamental ao desenvolvimento da nação. Itens como financiamento, formação, qualificação e valorização profissional, além de instalações e transportes adequados e condições de trabalho, precisam ser enfrentados. Outra discussão que urge é a respeito da escola em tempo integral com aulas regulares, tarefas e reforço quando necessário, educação física e prática esportiva. Não necessitamos de reformas e sim de uma verdadeira revolução educacional em todos os níveis”, acrescenta Jorge 65611, bancário da Caixa, bacharel em Direito e candidato à vereador em Itabuna.

Com informações do jornal A Tarde e do blog Pimenta na Muqueca

Ideb mostra educação ainda medíocre no país

O retrato do ensino básico e fundamental divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação é um retrato das contradições e dos inúmeros problemas que alunos e professores enfrentam no Brasil, e da enormidade dos obstáculos que precisam ser enfrentados para colocar o país num patamar mais alto de educação formal.

O termômetro que mede esta situação é o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é divulgado a cada dois anos. Ele é calculado considerando o desempenho dos alunos em duas matérias (português e matemática), combinado com o número dos estudantes aprovados em cada série. A avaliação é feita em três níveis: anos iniciais do ensino fundamental (1ª à 4ª séries), anos finais do ensino fundamental (5ª à 8ª séries), e ensino médio.

Na média (os dados se referem à variação entre 2009 e 2011), o ministério comemorou o alcance da nota 5,0 (vai de 0 a 10) nos primeiros anos do ensino básico, indicando uma melhora estatística e a antecipação do cumprimento da meta prevista para 2013. Nos outros níveis, o resultado foi pouco mais que sofrível – média 4,1 nos últimos anos do ensino fundamental e 3,7 no ensino médio (em 2009 estas médias foram, respectivamente, 4,0 e 3,7). Isto é, quase não variaram. E o resultado é agravado pelo fato de que quase metade das escolas brasileiras (44% do total) não alcançou a média, sendo que 37% tiveram médias mais baixas do que em 2009. 

No ensino médio, embora a média prevista para o país (3,7) tenha sido atingida, em nove estados ela não foi alcançada (são estados cuja população soma 60,5 milhões de brasileiros) e outros sete repetiram as notas de 2009 (com população somada de 32,4 milhões). Pode-se concluir que as escolas que atendem a metade da população foram mal avaliadas no Ideb recém divulgado. E não há salvação nem mesmo nas escolas particulares, que também tiveram desempenho medíocre em todo o país, embora um pouco melhor do que as escolas públicas.

Há um conjunto de razões para explicar a situação e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, resumiu algumas delas na entrevista coletiva que deu depois do anúncio dos resultados. Há de fato uma pequena melhoria, comemorada pelo ministro, e ele a atribuiu a medidas tomadas nos últimos anos em relação sobretudo ao ensino fundamental de nove anos. Em relação ao mau desempenho no ensino médio (que continua sendo nosso maior problema, disse o ministro) Mercadante o atribui sobretudo ao extenso currículo (com 13 matérias obrigatórias) praticado, e o ministério acena com mudanças nessa área.

O ministro ficou devendo, contudo, uma referência mais explícita aos graves e persistentes problemas estruturais da educação, entre elas a situação dos professores. Como a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) denunciou em março deste ano, 17 estados ainda não pagavam o piso salarial nacional dos professores e 18 não cumpriam norma segundo a qual dois terços da jornada do professor devem ser passados em sala de aula e um terço em atividades de planejamento de aulas, correções de provas e cursos de formação.

O mau desempenho registrado pelo Ideb resulta deste conjunto de problemas que o governo precisa enfrentar se quiser não apenas cumprir metas estatísticas mas, principalmente, que as escolas brasileiras cumpram a tarefa que se espera dela: a formação educacional dos jovens brasileiros.


Fonte: Vermelho

Depoimento da advogada Nélia Almeida a respeito da candidatura Jorge 65611



Compareci no dia 09/08 ao lançamento da candidatura de Jorge e apesar de conhecê-lo e saber de sua capacidade, fui com a sensação que seria um evento igual à tantos outros que acontecem no tempo de eleição.
Contudo, tão grande foi a minha surpresa com uma avalanche de emoções que me ocorreram, parecia que fui tomada por uma avalanche de sensibilidade. Tudo isso decorrente da transparência de Jorge, da sua dignidade, da sua coerência de vida e independente da sua firmeza ideológica, grita em nos a sua  GENTILEZA.
Jovem senhor , menino, alem de ter resgatado a minha capacidade de ter esperança, de acreditar no ser humano  na mudança. Nos valores, na seriedade, Jorge me fez ver que como dizia Agostinho neto poeta e revolucionário angolano, não basta que a causa seja justa, a justiça e a pureza precisam existir dentro de nós e ele nos faz sentir isso.
Jorge, e a defesa e proteção do povo sem firulas ou falácias, às vezes parecendo o AMADO outras vezes o GUERREIRO com as armas empunhadas ou as armas arriadas ao chão, mas sempre com o foco na luta, travando o bom combate; o mais genuíno para a POVO DE JORGE, a  classe operária, os trabalhadores da cidade e do campo, dos deficientes físicos,  da comunidade gblst, dos animais e seus protetores, dos artistas,  dos estudantes, das mulheres, dos negros, dos jovens, do meio ambiente,  cuidando do meio ambiente humano, face também da necessidade do  crescimento com sustentabilidade, consumo consciente e mercado justo, fatores que preservam e protegem o trabalhador dando emprego e renda, bem estar e dignidade para sustentar a si e sua família, dos excluídos da cidadania.
Minha gente este é o povo de Jorge, povo de santo, da capoeira, da juventude, da cabruagem, da fé, dos ateus, da tolerância às diferenças, do combate ao preconceito.
Vi  em Jorge zelo quase missionário na condução de sua candidatura;  na sua vontade férrea em nos  representar  na Casa Legislativa de Itabuna. E nesta ocasião me fez recordar o jovem Castro Alves e sua luta pela liberdade em especial a abolicionista, que em seus últimos meses de vida deixou sua amada pela causa, alegando que acima de qualquer dor individual está a felicidade coletiva. Muita renuncia Jorge fará algumas vezes como já faz abrindo mão de sua família para devotar-se a Itabuna e sua gente...
Portanto, naquele momento eu tornei a ver a minha identidade, que já sucumbia pela desesperança, pela própria preguiça de sair de minha zona de conforto e fui chocada pela disponibilidade e entrega sincera de Jorge.
É muita energia e esta energia em movimento será revertida em voto para eleger Jorge... É a forma de retribuir a GENTILEZA de Jorge para conosco e para com Itabuna, dar esta qualidade a câmara de Itabuna é confirmar que gentileza gera gentileza, e esta caricia é mais nossa,  a nós mesmos  de que em  Jorge, pois , o presente é nosso ter a opção e clareza de distinguir o que mais nos elevará como cidadão e como ser humano.

Salve Jorge Barbosa!

Nélia Almeida, advogada

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Agenda de JORGE 65611


16/09        QUINTA-FEIRA
09:00h      Visita casas de peças JS PINHEIRO -  ação conjunta com majoritária

17/08         SEXTA-FEIRA
09:00h      Visita ao comércio ambulante   - ação conjunta com majoritária

18/08         SÁBADO
08:30h       Mutirão de limpeza no bairro JD. Vitória
09:30h       Bandeiraço Pça Adami - ação conjunta com majoritária
12:00h       Almoço com pessoal da EMASA - Cd. Vida Nova
15:00h       Caminhada Santo Antônio - ação conjunta com majoritária
19:00h       Encontro com Educação - ação conjunta com majoritária   

Agenda Vane 10 - quinta


Vane do Renascer (PRB)
9h – Visita ao comércio da J.S. Pinheiro (saída dos Correios)
15h – Visita a indústria de laticínios Boa Hora (Nova Itabuna)
18h – Ato público com empresária Leninha e mulheres no comitê

Faça sua denúncia!


Citação do Dia

"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem" (Rosa Luxemburgo)

Rosa Luxemburgo - Revolucionária e teórica marxista alemã de origem polonesa (5/3/1871-15/1/1919). Fundadora dos Partidos Comunistas da Polônia e da Alemanha. Nasce em Zamosc, numa região da Polônia então pertencente à Rússia. Começa sua militância política socialista ainda adolescente e por isso é perseguida. Emigra então para a Suíça (1889), onde se doutora em direito e ciências políticas. Em 1892 participa da fundação do Partido Socialista Polonês. Adquire cidadania alemã ao se casar com Gustav Lubeck e em 1898 fixa-se em Berlim. Em sua primeira obra,Reforma Social ou Revolução? (1889), critica os que esperam alcançar o socialismo por meio de reformas.

Volta à Polônia em 1905 e é presa por sua atuação política. Libertada, retorna à Alemanha e publica Greve Geral, Partido e Sindicato (1906). Em 1913 escreve A Acumulação do Capital, sua obra mais importante. No começo da I Guerra Mundial (1914-1918), declara-se contra o conflito e funda a Liga Spartacus, organização antimilitarista e revolucionária que é o embrião do Partido Comunista Alemão.
Por sua oposição à guerra, é presa em 1915 e 1916, sendo libertada em 1918. Um ano mais tarde, depois da fracassada tentativa de revolução socialista em Berlim (1919), é assassinada por militantes de extrema direita, aos 48 anos.


Um pouco de História


Práticas civilizadas: respeite as filas e os idosos


Para refletir...


"Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas." (Karl Marx)

Bancos terão que provar culpa do cliente por fraude, diz súmula do STJ


Uma orientação recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os bancos, para não terem que arcar com prejuízos por fraudes ou delitos praticados por terceiros em operações financeiras, deverão comprovar que a culpa foi unicamente do cliente. Em caso contrário, será obrigação da instituição ressarcir o consumidor. 

Na prática, a Súmula nº 479 do tribunal torna ainda mais complicada a defesa dos bancos nessas situações. No ano passado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições pagaram cerca de R$ 1,2 bilhão a clientes que tiveram problemas em suas contas bancárias, como transferências e saques indevidos por meio eletrônico. (Contraf)

Agenda de Vane 10 - para hoje quarta

Agenda de Vane Do Renascer desta quarta-feira(15):

9 h - Encontro com Lideranças;


15 h - Votação de projetos - Mandato de Vereador - Câmara Municipal de Itabuna;


18 h - Panfletagem Portal Unime - Avenida José Soares Pinheiro.

Sena convoca eleitores a votar em Vane

"Não podemos ficar só lamentando o abandono ao que foi levado a nossa querida Itabuna. Nós sabemos quem são os culpados e temos formas de puni-los.A mais prática, possivel e proxima, será a eleição de 7 de outubro, vamos eleger VANE& Wenceslau para itabuna renascer.Conclamo a todos os homens e mulheres de bem da nossa cidade a se engajarem na onda verde. Itabuna é 10."

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Shipwreck (1805) Tate Gallery - London - Joseph Mallord William Turner

"Sou humano, e nada que é humano me é estranho." 
Terêncio, Publius Terentius Afer (185 a.C. - 159 a.C.), foi um dramaturgo e poeta romano, autor de várias comédias.

Agenda da Coligação Na Frente Para Itabuna Mudar com Vane 10

Nesta Terça-feira vamos juntos com Vane 10!

9 h Visita ao comércio Avenida José Soares Pinheiro - Concentração nas imediações da Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva.

15 h - Corpo a corpo no Bairro Novo Lomanto Junior - Concentração à entrada do bairro na Rodovia BR-415.

18 h - Visita ao campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Bancários e bancárias de todo o Brasil em campanha salarial


Momento do lançamento da campanha Jorge 65611 - Vereador Itabuna


ITABUNA MERECE BOAS NOVAS



Por Jorge Barbosa
Segundo os estudiosos, o tempo nos amadurece e tende a nos tornar mais consequentes. Contudo, em matéria de maturidade política e social nem sempre a recíproca é verdadeira, um caso exemplar é certamente a nossa cidade que ao chegar aos 102 anos, mesmo compartilhando de problemas complexos e que foge ao controle dos seus governantes como a crise do cacau e a consequente migração do campo para a cidade o que ocasionou a ocupação desordenada da periferia da cidade gerando graves problemas de infra-estrutura, padece de males elementares como degradação da pavimentação, inclusive no centro da cidade;
Irregularidade na distribuição da água; Falta de tratamento do esgoto; Ausência de coleta seletiva de lixo e de aterro sanitário; Abandono das praças e jardins; Serviço de saúde degradado; Carência de projetos de inclusão social que possam atrair, sobretudo, os jovens ao esporte á arte e á cultura; Além de convivermos com uma verdadeira escalada de violência.
Portanto, está na hora buscarmos uma alternativa político-administrativa que tenha capacidade de em parceria com diversos segmentos da comunidade, construir o projeto de uma cidade sustentável que possa oferecer qualidade de vida ao seu povo.
“A humanidade só se coloca problemas que ela pode resolver…” Karl Max
A paixão é vermelha, a esperança é verde.
Itabuna merece!


Fonte: Blog do Ricky - http://www.blogdoricky.com.br

F


Para sempre Brecht


Práticas Civilizadas: recolha as fezes do seu animal

Diariamente, são espalhados toneladas e toneladas de dejetos caninos e de outros animais pelas calçadas,ruas e jardins.Um grave problema de higiene e saúde pública,responsável pela contaminação do solo e da água, incluindo até incidentes pelas possíveis ''derrapagens''.
Além do transtorno óbvio aos transeuntes,esse problema é um dos principais fatores que aumentam a poluição difusa das cidades.
As fezes dos animais contêm patógenos, agentes causadores de enfermidades, além de atraírem moscas.Quando deixadas nas calçadas,vias publicas,contaminando os córregos,rios,lagos e mananciais.



> Recolha e deposite os dejetos do seu animal de estimação no recipiente de lixo mais próximo ou leve para descartar em casa.O ideal é despejá-los no sistema de esgoto doméstico, pois no lixo aumenta os riscos de contaminação;

Nunca os deixe em lugares de passagem, aos pés de árvores ou na sarjeta;

> Tenha sempre coletores adicionais para oferecer aos outros donos de animais que encontrar nos passeios díarios;

Saiba que existe uma lei municipal que responsabiliza o proprietário do animal pelo recolhimento das fezes.

Formas de recolhimento do dejeto canino. 

Saquinho(de preferência biodegradável): use o saquinho como luva, recolha as fezes,desvire o saquinho e dê um nó;

Folha de jornal
:Coloque uma folha embaixo para que as fezes caiam sobre o jornal.Embrulhe bem antes de jogar no lixo;

:Compre pás especificas no mercado para recolher as fezes dos animais;

Coletores de fezes:Existem vários modelos e marcas á disposição nos pet shops


Fonte: http://www.bio-ideias.com

Vitória dos trabalhadores na Conferência do Trabalho Decente


Durante a realização da 1ª Conferência Nacional do Trabalho Decente, realizada em Brasília de 8 a 11 de agosto, foram aprovadas propostas sobre liberdade de organização sindical e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Fizeram ainda parte dos eixos debatidos, a garantia da igualdade entre gêneros para impedir a discriminação, implementação de medidas que coloquem em prática a Agenda Nacional do Trabalho Decente da Juventude e limitação da propriedade rural e revisão dos índices de produtividade. 
Houve êxito em todos os aspectos, graças à persistência do movimento sindical e da sociedade, pois a bancada patronal participante do evento insistiram nas propostas de precarização das relações trabalhistas e, como não obtiveram êxito, se recusaram a participar da plenária final.

Para refletir...

"Lutam melhor os que têm belos sonhos" (Che)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A população indígena chega a 896,9 mil


A população indígena no Brasil já chega a 896,9 mil, crescimento de 205% desde 1991, quando foi feito o primeiro levantamento no modelo atual. Neste período, eles somavam 294 mil. Já no ano 2000, o número de índios era de 734 mil. 

De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos 896,9 mil índios do país, mais da metade (63,8%) vivem em área rural. Há 12 anos, mais da metade (52%) estava na área urbana.

O crescimento deles se deve a queda da taxa de fecundidade das mulheres em áreas rurais, apesar de o índice de 2010 não estar fechado ainda. De 1991 e 2000, a taxa passou de 6,4 filhos por mulheres para 5,8. 

O Censo 2010 analisou as 305 etnias que falam 274 línguas indígenas. A maioria dos índios (57,7%) vive em 505 terras indígenas reconhecidas pelo governo até o dia 31 de dezembro de 2010, período de avaliação da pesquisa.

Estas áreas são referentes a 12,5% do território nacional, sendo que maior parte fica na Região Norte - a mais populosa em indígenas (342 mil). No Sudeste, 84% dos 99,1 mil índios estão fora das terras originárias. O Nordeste vem logo depois, com 54%.

O estudo revelou ainda que 37,4% índios com mais de 5 anos de idade falam línguas indígenas, apesar de não ter contato com a população. Chega a cerca de 120 mil os que não falam português. O país, a terra indígena mais populosa é Yanomami, com 25,7 mil habitantes (5% do total) distribuídos entre o Amazonas e Roraima.  (O Bancário)

Citação do dia

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres."


É bom lembrar que nos jogos Olimpicos gregos só o campeão era homenageado, portanto, das três medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil, duas foram vitórias femininas. Mais uma vez a prova do valor da Mulher Brasileira, nem sempre  respeitada em sua dignidade, como tanto merecem.
Parabéns garotas douradas! 

Dia dos Pais

Pais, 
Como filhos devem ser 
Carinhosos, critícos, respeitosos ...
Mas, acima de tudo, amigos! 
Como pais
Austeros, amorosos, consequentes...
Porém, sempre amigos! 
Feliz dia dos Pais!

"Amigo é coisa pra se guardarDebaixo de sete chaves,Dentro do coração,assim falava a canção que na América ouvi,mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,mas quem ficou, no pensamento voou,com seu canto que o outro lembrouE quem voou no pensamento ficou,com a lembrança que o outro cantou.Amigo é coisa para se guardarNo lado esquerdo do peito,mesmo que o tempo e a distância, digam não,mesmo esquecendo a canção.O que importa é ouvir a voz que vem do coração.Pois, seja o que vier,venha o que vierQualquer dia amigo eu volto a te encontrarQualquer dia amigo, a gente vai se encontrar." 

Dia 11 de agosto, dia dos estudantes. Data de fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) 11 de agosto de 1937  a UNE lançou a pedra fundamental da novo prédio, na Praia do Flamengo , com projeto de Oscar Niemeyer.

A antiga sede foi incendiada no dia seguinte ao golpe militar de 1964, por agentes da repressão.

O retorno à velha moradia é uma ato de justiça , é uma ato a favor da juventude brasileira , significa também um registro na memória nacional , tão questionada .

A UNE é uma organização com quase oito décadas de vida continua e um pequeno lapso forçado pela perseguição às lideranças durante o período de 1972 à 1979.

Em maio de 1979 , aqui em salvador , foi reorganizada num espetacular ato democrático e de grande participação no pátio do Centro de Convenções da Bahia, Salvador .

Tive a honra e alegria de ter sido líder estudantil universitário num período muito rico da vida brasileira , lutando pelo fim do regime militar e iniciando a democratização do país .
Fui presidente do Diretório de Arquitetura , secretario geral e presidente do DCE UFBA , diretor de cultura e presidente da UNE de 1981 a 1982 .
Por causa desta participação e cargo , o de presidente da UNE , a ditadura moveu um inquérito de expulsão do país por causa de minha condição de brasileiro , que optou ser brasileiro , tendo nascido na Espanha . À época tinha já solicitado a naturalização mas os órgãos de repressão negaram meu pedido . Algo que só foi conquistado em 1986 .
 
VIVA A UNE !!!!! . 75 ANOS !!!!



Inauguração do Comitê de Vane




Inauguração da agência Jardim Vitória da Caixa Economica Federal