segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia 11 de agosto, dia dos estudantes. Data de fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) 11 de agosto de 1937  a UNE lançou a pedra fundamental da novo prédio, na Praia do Flamengo , com projeto de Oscar Niemeyer.

A antiga sede foi incendiada no dia seguinte ao golpe militar de 1964, por agentes da repressão.

O retorno à velha moradia é uma ato de justiça , é uma ato a favor da juventude brasileira , significa também um registro na memória nacional , tão questionada .

A UNE é uma organização com quase oito décadas de vida continua e um pequeno lapso forçado pela perseguição às lideranças durante o período de 1972 à 1979.

Em maio de 1979 , aqui em salvador , foi reorganizada num espetacular ato democrático e de grande participação no pátio do Centro de Convenções da Bahia, Salvador .

Tive a honra e alegria de ter sido líder estudantil universitário num período muito rico da vida brasileira , lutando pelo fim do regime militar e iniciando a democratização do país .
Fui presidente do Diretório de Arquitetura , secretario geral e presidente do DCE UFBA , diretor de cultura e presidente da UNE de 1981 a 1982 .
Por causa desta participação e cargo , o de presidente da UNE , a ditadura moveu um inquérito de expulsão do país por causa de minha condição de brasileiro , que optou ser brasileiro , tendo nascido na Espanha . À época tinha já solicitado a naturalização mas os órgãos de repressão negaram meu pedido . Algo que só foi conquistado em 1986 .
 
VIVA A UNE !!!!! . 75 ANOS !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário