quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Governador Jacques Wagner: finalmente ouve a voz do povo da Bahia

Com relação ao odiado horário de verão anunciou na manhã de hoje que não voltará a importunar a manhã dos baianos nos próximos dias. Como tanto criticamos no ano passado louvamos a decisão prudente e acertada no corrente ano, o que certamente será do agrado da maioria dos baianos, com exceção obviamente daqueles que pretendiam ganhar ainda mais dinheiro com tal iniciativa. Humildade faz bem a alma e todo mundo gosta. Corrija os erros Jacques Wagner. Os baianos agradecem!

Ana Cañas: Boa música e uma voz contagiante

Ana Cañas - o meu reconhecimento a quem faz da boa música brasileira uma bela expressão sonora para os nossos ouvidos. Vá em frente garota, você tem um mundo a conquistar. Meu coração musical já é seu.

Judicialização da política de Itabuna: um golpe contra Vane, a democracia e o povo


Por Jorge Barbosa*

Fica cada vez mais evidente o objetivo das tradicionais forças políticas da cidade de evitar a ascensão de uma nova alternativa. Tentaram antes e durante a campanha eleitoral e agora mesmo depois de derrotadas, tentam aplicar um golpe e no mínimo desestabilizar o vitorioso governo Vane.
Mais uma vez informamos que não existe nada de irregular na utilização de diárias no serviço público e mesmo no setor privado, o que é incorreto é a liberação de diárias acima dos dias utilizados para a viagem ou a fraude, isto é, a concessão de diárias para uma viagem inexistente. Além disso, também é antiético o deslocamento a bem do órgão público para um evento que não se justifica.
Na justiça é vedado o pré-julgamento, ou seja, a punição antes da conclusão do processo ou pelo menos de uma sentença de primeira instância. Só se justifica medidas antecipadas quando é notória a periculosidade do acusado ou quando ele tomar atitude de dificultar as investigações. Não se tem o conhecimento de tais comportamentos por parte dos vereadores de Itabuna. Não quero dizer com isso que a devida investigação e punição de quaisquer delitos acaso cometidos não devem acontecer.
As investidas antecipadamente anunciadas pelos operadores da Justiça, são exageradas, injustificadas, esdrúxulas e injustas e certamente serão reformadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
Outro fato pitoresco  e que coaduna com o cenário de golpe é a pressa dos suplentes em tomar posse e eleger imediatamente a nova mesa da Câmara, inclusive fora do horário de expediente do Poder Legislativo itabunense, o que eles tentaram fazer ainda ontem.
Certamente quem não aceita a voz das urnas e sob inspiração dos fascistas planejam e encenam golpes de estado, serão reconhecidos e como tumores cancerígenos haverão de ser extirpados da política de Itabuna e da Bahia.
Vane, vá em frente e cumpra com competência e eficiência o mandato que o povo de Itabuna lhe conferiu democraticamente nas urnas no dia 7 de outubro.
Mais uma vez afirmamos: a História irremediavelmente e sem nenhuma piedade julgará a todos nós.
Contudo a resposta ao golpe deve ser veemente e deve ser dada pelo povo nas ruas. Portanto, vamos às ruas.
Diga não ao golpe!

*Jorge Barbosa é bancário e bacharel em Direito pela Fespi/Uesc

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO.



O dever do ser humano é sempre cumprir o seu papel buscando a ética e a consequência, sem nunca esperar a retribuição. Se por acaso, o reconhecimento vier devemos recebê-lo apenas como um presente, nunca uma obrigação. Dessa forma estaremos mais próximos da paz.


"Respeito é bom e todo mundo gosta. ABAIXO A POLUIÇÃO SONORA!"

Nosso blog sairá da rede na próxima quinta-feira, 11 de outubro.



 Este blog foi criado no intuito de contribui para o debate eleitoral da nossa cidade. Passado o pleito não se justifica mais a sua existência. Agradeço a todos os acessos e aos nossos colaboradores, Erika Moreira, Ricardo Carvalho e Francisco Alves. Nossas mal traçadas linhas continuarão a serem escritas e dispostas eventualmente nos blogs linguadefogo.com, Blog do Rick, no facebook Jorge Barbosa e nos boletins Consciência Bancária (Diário e Mensal).

Boa Sorte a todos!

Jorge Barbosa

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Corrupção eleitoral em Itabuna e o futuro governo Vane



 A tradicional compra de votos em nossos municípios é tão grave que o candidato a vereador para ter a possibilidade de eleição é necessário fazer duas campanhas, a primeira diz respeito à divulgação do nome e número, seguida das práticas corruptas do clientelismo e do assistencialismo onde a intenção de voto e trocada por favores e bens materiais, a segunda faltando poucos dias para o pleito e a da “boca de urna” (compra de votos) quando a periferia da cidade é tomada pelos cabos eleitorais a caça do número de títulos de eleitor ao preço pago pelo candidato (este ano oscilou de 50 a 100 reais).

Esta prática repugnante contaminou todas as organizações partidárias e quase todos os candidatos, que para não ficar fora do jogo renderam-se ao pragmatismo. No entanto, tais atitudes estão presentes no legislativo municipal e repercutirão sobre o executivo, está ai mais um desafio para o futuro governo Vane, formar uma maioria parlamentar viciada que certamente fará pressão no sentido de manter os laços com o seu eleitorado.

O eleitorado de Itabuna, por outro lado, deu um passo significativo em direção a busca de uma gestão administrativa eficiente, onde seus interesses estejam presentes, quando não levando em consideração ataques baixos a chapa Vane e Wenceslau, possibilitou  a construção efetiva de um novo projeto político eleitoral em Itabuna.

A cobrança pela ética certamente estará presente em todo o mandato do novo governo além de uma gestão administrativa competente voltada para o social, econômico e ambiental. Portanto, cabe a Vane, como condutor do processo, firmeza, prudência e ação.

Boa sorte, Vane! Itabuna merece uma gestão 10!

Jorge Barbosa 


Nosso blog sairá da rede na próxima quinta-feira, 11 de outubro.



 Este blog foi criado no intuito de contribui para o debate eleitoral da nossa cidade. Passado o pleito não se justifica mais a sua existência. Agradeço a todos os acessos e aos nossos colaboradores, Erika Moreira, Ricardo Carvalho e Francisco Alves. Nossas mal traçadas linhas continuarão a serem escritas e dispostas eventualmente nos blogs linguadefogo.com, Blog do Rick, no facebook Jorge Barbosa e nos boletins Consciência Bancária (Diário e Mensal).

Boa Sorte a todos!

Jorge Barbosa