sábado, 29 de setembro de 2012

Hoje tem Pit Stop de JORGE 65611

Nesta manhã de sábado com ventos frios e sol tímido, os apoiadores de JORGE 65611 estarão mais uma vez apresentando o candidato à população do bairro Conceição. É um pit stop na Avenida Félix Mendonça,  no antigo espaço Melão & Melancia. O evento tem apoio do ex-candidato Álvaro Castro que agora apóia a candidatura de Jorge 65611.
Passe lá e dê uma buzinada para nós!

O que é mobilidade urbana?


por Marilena Lavorato

Mobilidade urbana nas grandes cidades é cada vez mais problemática. Principalmente em locais onde o adensamento urbano se deu de forma desordenada e rápida, impedindo planejamento e estrutura adequada. Toda vez que isso acontece, a mobilidade dos moradores desse local fica comprometida.
Entendemos mobilidade urbana como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. E isto, convenhamos, está cada vez mais difícil.
A mobilidade urbana tem grande impacto na economia local e na qualidade de vida das pessoas. Quando problemática, custa caro ao estado e a sociedade, em virtude das perdas que proporciona.

Já existem estudos que conseguem medir em valores o custo com doenças respiratórias e estresse, com perdas de materiais perecíveis ou mesmo com os cuidados necessários para sua conservação, com a queda de produtividade em geral, e principalmente com custos decorrentes dos impactos ambientais causados pelas emissões de CO2 na atmosfera advindo dos veículos que utilizam combustíveis fósseis (petróleo – carvão).
Pensar a mobilidade urbana de modo mais eficiente em termos sociais, econômicos e ambientais, é sustentabilidade. Pensar a mobilidade urbana com mais tecnologia e inovação, é um dos mais urgentes desafios deste século. 

Bom dia a todos e a todas!


Para refletir....

 "Para falar ao vento bastam palavras;, mas para falar ao coração são necessárias obras." (Padre Antonio Vieira)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DOCUMENTÁRIO DENUNCIA CRIME AMBIENTAL EM ITABUNA

Documentário retrata descaso da Construtora Casa Própria na destinação da lama de esgoto retirada do Canal Lava-pés, na Avenida Amélia Amado, em Itabuna. Imagens revelam onde a lama estava sendo lançada com a anuência da fiscalização de resíduos sólidos da prefeitura. A fedentina narrada em vídeo era coberta com mais lixo e entulho retirado das ruas do município. Fonte: Pimenta

Pit stop JORGE 65611 é amanhã!


Com apoio do ex-candidato Álvaro Castro, acontece  neste sábado, a partir das 10 horas, mais uma atividade da campanha JORGE 65611. Desta vez é o Pit Stop no bairro da Conceição, no comitê situado na avenida Félix Mendonça, onde funcionava a empresa Melão & Melancia.

Venham todos e todas. Peguem sua bandeira e venha ganhar votos para JORGE 65611

Respeitando as diferenças

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado.

Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?

E o chinês responde:
- Sim, quando o seu vier cheirar as flores.

Moral da história:

Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter! As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender.

Bom dia a todos e a todas!


VANE APRESENTA PROPOSTAS PARA ADMINISTRAR A CIDADE


Definindo-se como um homem de atitude e posições, o candidato a prefeito Vane, da coligação “Na Frente Para Itabuna Mudar”, refuta críticas de que teria sido um vereador omisso, além de sustentar ter sido contundente e conclusiva a CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apurou irregularidades na Câmara.
Em entrevista ao Diário Bahia, ele apresenta, com detalhes, propostas palpáveis de governo e responde a questionamentos levantados em torno do seu nome. Confira a entrevista completa na próxima edição, que chega às bancas a partir dessa sexta-feira (28).
Fonte: Blog do Ricky - http://www.blogdoricky.com.br

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Conselho de Defesa da Mulher divulga carta em repúdio à violência


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) divulgou, nesta quinta-feira (27), um documento em repúdio aos atos de violência contra a mulher na Bahia. O texto relaciona alguns casos ocorridos no estado, a exemplo do assassinado de duas jovens lésbicas em Camaçari, o episódio com a banda New Hit, além da agressão praticada pelo vice-prefeito à sua mulher, na cidade de Wagner, região da Chapada Diamantina. Formado por um coletivo de organizações da sociedade civil e do poder público, com 37 membros, o CDDM debate e propõe políticas de igualdade de gênero na Bahia. Na carta, o Conselho pede celeridade na apuração dos casos e a devida responsabilização dos agressores, com aplicação da Lei Maria da Penha.
*Em anexo, segue a íntegra da Carta Aberta
Salvador, 27 de setembro de 2012
Carta aberta do CDDM à sociedade baiana Por uma sociedade sem violência e com equidade de gênero
Diante dos acontecimentos ocorridos nos últimos meses, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), vem a público trazer um alerta importante. A prática da violência contra a mulher tem ganhado proporções assustadoras, necessitando, um olhar especial da sociedade e ações conjuntas, das mais diversas esferas, na tentativa de frear tal fenômeno.
Alguns casos, amplamente divulgados pelos meios de comunicação, de forma até exaustiva, descortinam a realidade cruel de como se enxerga, por séculos, a imagem da mulher. Mulher vista como objeto, um verdadeiro sujeito sem direitos. Episódios extremos chegam aos noticiários, como as situações de violência sexual recentemente ocorridas, crimes tipificados, inclusive, como hediondos no Código Penal Brasileiro.
Com repercussão nacional, o caso das jovens violentadas por integrantes da banda de pagode New Hit, no município de Ruy Babosa, é um dos que mais chocaram a população e até mesmo aqueles e aquelas que, há muito, lidam com o enfrentamento à violência contra a mulher. O crime, já comprovado pelos laudos periciais emitidos, ganhou a atenção de organizações de defesa dos direitos infanto-juvenis, de secretarias estaduais a exemplo da Segurança Pública (SSP), Políticas para as Mulheres (SPM), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e dos órgãos de polícia, onde se deve registrar o empenho do delegado Marcelo Cavalcanti, que acompanhou o caso e já pediu o indiciamento dos envolvidos.
A partir de tal fato, uma reflexão oportuna foi inevitável, sobre a necessidade de implementação da Lei Antibaixaria nos municípios baianos. Não seria esta a solução para tais problemas, mas uma forma de evitar que dinheiro público financie a propagação de mensagens que ferem a integridade moral das mulheres e até incitam práticas desta natureza. O CDDM salienta a grande contribuição da Lei no processo de conscientização sobre o valor das mulheres e a importância de empoderamento deste público. Não é possível tolerar grupos musicais que reduzem as mulheres ao erotismo e dominam a programação da maioria das emissoras de rádio do estado.
Em Camaçari, outro fato faz refletir sobre esta realidade. Duas garotas, assumidamente lésbicas, foram assassinadas quando caminhavam de mãos dadas nas ruas da cidade, sem o mínimo direito de defesa. O CDDM alerta para a preocupante onda de violência contra as mulheres lésbicas, também vulneráveis e invisibilizadas na realidade machista e intolerante com a qual ainda convivemos. É urgente intensificar os esforços pela criminalização de tais práticas, que nada contribuem para a construção de uma sociedade livre e respeitosa com o direto à livre orientação sexual das pessoas.
Não menos assustador foi o ocorrido em Porto Seguro, extremo sul baiano, onde um professor é acusado de estuprar a filha de três anos e de agredir com socos e pontapés a sua mulher, que denunciou os crimes. O acusado está detido na delegacia territorial, sendo este mais um caso que merece rigor nas investigações. O CDDM estará atento com as apurações e pede celeridade nos procedimentos. Na Chapada Diamantina, no município de Wagner, o vice-prefeito foi preso após espancar a esposa, que também o acusa de tentativa de homicídio. Merece destaque também a atuação da delegada Clécia Vasconcelos que, com agilidade e imparcialidade, conduziu o caso, indiferente à posição do acusado na esfera do poder público. Que se faça valer a Lei Maria da Penha, uma das maiores conquistas das mulheres nos últimos tempos.
Embora os episódios citados tenham atraído a atenção pela forte exposição na mídia, eles, infelizmente, são uma pequena parte de um todo revelado nos números alarmantes que a violência contra a mulher gera para as nossas estatísticas. Ainda somos o 3º lugar no número de ligações para o serviço 180 e o 6º estado mais violento no Brasil para as mulheres, segundo o Mapa da Violência divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça. É pertinente lembrar os principais avanços nos últimos anos para o segmento de mulheres. A criação de organismos governamentais, a própria instituição da Lei Maria da Penha, mencionada anteriormente, instituição da rede de atenção às vítimas de violência, conselhos municipais, entre outras conquistas.
Mas a luta para a transformação da realidade da violência é constante. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), instância formada por diversas organizações da sociedade civil e do poder público, reafirma o seu papel e assegura que as mulheres da Bahia têm um forte aliado na proteção de sua integridade física, moral, além da promoção da equidade de gênero no estado. Queremos uma sociedade justa, com direitos iguais e que respeite as mulheres!
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM
Fonte: Bahia Notícias e http://urbisnoticias.blogspot.com.br

Hospital de Base completa 14 anos e abandono continua




Nas fotos a situação do comprometimento da estrutura física do HBLEM

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), mais conhecido como Hospital de Base de Itabuna completou 14 anos de inaugurado. Infelizmente, as poucas gestões municipais que aqui estiveram - foram só dois prefeitos, a saber, Geraldo Simões (PT) e Fernando Gomes (PMDB) e agora José Nilton Azevedo (DEM) com seu resto de mandato -, concentraram forças não na excelência dos serviços que poderiam ser prestados pelo HBLEM, mas somente se preocuparam em lotear aquela instituição com cabos eleitorais a serviço da politicagem de cada grupo representando quem estava no poder.
A improbidade administrativa é tão alarmante que ha poucos anos atrás o município perdeu a gestão plena de saúde e o caos se instalou de vez no HBLEM que atende pacientes de diversos municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia.
Além do grave problema da falta de estrutura humana e de administração eficiente, o HBLEM sofre também com a estrutura física. Denúncias (com fotos) realizadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) deu conta do comprometimento da estrutura do hospital com instalações totalmente inadequadas.
Diversos setores do HBLEM estão funcionando de maneira bastante precária e em alguns casos, como o Laboratório e o Anexo Psiquiátrico, não funcionam mais, ou seja, foram desativados. Toda esta situação compromete a vida dos pacientes e da população que já sofre com o péssimo serviço prestado pelos postos de saúde. Além disso, os servidores e funcionários convivem com o medo e a insegurança dos constantes atrasos no pagamento dos salários e do vale transporte municipal e intermunicipal, o que acaba também influindo no bom desempenho das funções e no atendimento à população que precisa dos serviços do Hospital de Base.
Infelizmente nesses 14 anos de fundação só podemos comemorar a esperança de num futuro próximo, gestores comprometidos com a saúde pública, mude essa triste realidade em que se encontra o Hospital de Base de Itabuna.


Vamos que VANE é 10


Banco do Brasil e BNB continuam em greve em Itabuna e Região


Em assembleia realizada às 9 horas desta quinta-feira (27), na sede do Sindicato dos Bancários de Itabuna, os funcionários da Caixa Econômica Federal em sua maioria do corpo administrativo, por 24 votos a favor, 10 contrários e 4 abstenções, aceitaram as propostas da Fenaban de cunho econômico e a específica apresentada pela direção da empresa e retornaram ao trabalho.
Já os funcionários do Banco do Brasil tiveram postura e reação diferenciada. Com 26 votos contrários, 15 favoráveis e 2 abstenções, os bancários do BB rejeitaram as propostas da Fenaban e a específica oferecida pela instituição financeira.
Seguindo o mesmo caminho, os funcionários do BNB acataram orientação nacional e permanecem em greve por tempo indeterminado em todo Brasil.
Portanto, na base territorial do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, a greve continua no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste.

Grapiunas Ilustres: Ramon Vane, ator


Advogado, poeta e ator, o bueraremense Ramon Vane ganhou, em outubro de 2011, o prêmio de melhor ator coadjuvante no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A premiação veio pela interpretação no longa-metragem O homem que não dormia. Vane interpreta o personagem Prafrente Brasil, no filme de Edgar Navarro.
Ramon Vane nasceu em Buerarema/BA e integrou a safra dos anos 80 dos talentos artísticos revelados em Itabuna. É poeta, ator, artista plástico, advogado e secretário geral do Grupo de Arte Macuco (Buerarema-Bahia: 1977/2010). Escreveu, dirigiu e atuou em dezenas de peças de teatro nesta Região e já está no 21º curso de teatro (curta duração), que ministra chamando de “Formação do Ator”.

Em 2003 lançou o livro de poesia (pela FICC) "Pé No Chão e Flores de Verão", além de ter seus poemas masi conhecidos (“Pé No Chão” e “ Prosoema Prá Ocê Ará”) musicados e lançados em CD po Carlinhos Brown e Jackson Costa. Conquistou o primeiro lugar no III Festival Grapiúna de Monólogos, interpretando “O Louco”, de Jackson Costa, no Centro de Cultura Adonias Filho, em 2009.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Para refletir...


"Navegar é preciso, viver não é preciso" (Pompeu, o Grande)


“Navegar é preciso, viver não é preciso.” Os versos de Os Argonautas, de Caetano Veloso, são uma homenagem a Fernando Pessoa e seu poema “Navegar É Preciso”, de 1914. A frase, porém, não é do poeta português. Ele se inspirou em Roma.
Pessoa cita “navegadores antigos”, marujos sob comando de Pompeu, general que viveu numa época de instabilidade, com guerras e ataques piratas. Por volta de 70 a.C., Pompeu foi enviado à Sicília para escoltar uma frota com provisões para Roma, que passava fome diante de uma rebelião de escravos liderada por Espártaco. Com os navios prontos para partir, o comandante da frota anteviu uma tempestade e sugeriu a Pompeu que adiassem a partida. Segundo o historiador romano Plutarco, foi nessa hora que o general disse: “Navigare necesse, vivere non necesse”.
Ao chegar a Roma, Pompeu foi eleito cônsul com o apoio das camadas mais populares, que o viam como herói. Depois, comporia o primeiro triunvirato, governando Roma com Crasso e Júlio César.

VANE APRESENTA PROPOSTAS DE GOVERNO NA OAB


O candidato a prefeito Vane do Renascer apresentou as linhas básicas do Plano de Governo aos advogados de Itabuna na noite de terça-feira, 25, na subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na oportunidade, o candidato da coligação Na Frente Para Itabuna Mudar afirmou estar aberto a sugestões de todos os setores da sociedade, tendo destacado a colaboração de professores e médicos categorias com as quais já se reuniu.
Vane reafirmou que pretende executar uma gestão austera, transparente e de combate a qualquer abuso na utilização dos recursos públicos. Na conversa com os advogados, o candidato fez críticas a atual gestão que consome mais de 74% da receita com a folha de pagamento e emprega recursos abaixo da previsão legal nos setores da educação e Saúde o que compromete a prestação de serviços aos cidadãos e teve rejeições do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Vamos buscar a excelência na gestão desde o primeiro dia”, declarou.
O candidato fez um relato das ações sociais que promove com a comunidade terapêutica Instituto Renascer, que faz a recuperação de dependentes químicos. Vane disse que a cidade comporta três centros de atenção psicossocial (CAPs-AD) e uma clínica para tratamento. E fez um alerta: “A sociedade precisa estar unida para enfrentar um dos mais graves problemas sociais que é a disseminação entre crianças e adolescentes do uso do crack e outros psicoativos como maconha e cocaína”. Acrescentou que 80% dos homicídios, furtos e roubos em Itabuna estão diretamente relacionados a isto.
Depois de discorrer por cerca de uma hora sobre variados temas referentes à gestão pública, Vane concordou em assinar um documento elaborado pela subsecção da OAB que defende a implantação de ciclovias na cidade para facilitar a mobilidade urbana no esforço global de valorização do meio ambiente. Por ultimo, destacou o programa Itabuna Cidade de Paz que terá como fio condutor a integração com projetos educacionais, o fortalecimento do microempreendedor e dos pequenos e médios negócios.

CTB orienta bancários em relação à greve


CTB orienta rejeitar proposta nos Bancos Públicos

A Coordenação do Ramo Financeiro da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) vem a público expressar sua opinião e apresentar orientação a sua militância e aos bancários e bancárias no geral, pela aceitação da proposta de 7,5% de reajuste geral e 8,5% sobre o piso da categoria para os trabalhadores e trabalhadoras dos bancos privados, conforme decisão do Comando Nacional dos Bancários – mesmo tendo votado contrário no referido comando, mas acompanhando a maioria em função da correlação de forças neste segmento.
Porém, no tocante aos bancos públicos, considera insuficientes as propostas apresentadas em negociação nas mesas específicas do BB e da CEF que não valorizam o Piso de ingresso, não recompõe perdas passadas, não busca isonomia para os pós-98, nem alteram o modelo de gestão das empresas, e ainda penaliza com a compensação dos dias parados, neste sentido orienta a continuidade da greve no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Nordeste e no Banco da Amazônia.
Força na greve dos bancários e bancárias, até a vitória.
CTB/Bancários – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

O exemplo sempre fala mais alto


As sandálias do discípulo fizeram um barulho especial nos degraus da escada de pedra, que levavam aos porões do velho convento.
Era naquele local que vivia um homem muito sábio. O jovem empurrou a pesada porta de madeira, entrou e demorou um pouco para acostumar os olhos com a pouca luminosidade.
Finalmente, ele localizou o ancião sentado atrás de uma enorme escrivaninha, tendo um capuz a lhe cobrir parte do rosto. De forma estranha, apesar do escuro, ele fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele.
O discípulo se aproximou com respeito e perguntou, ansioso pela resposta:
Mestre, qual o sentido da vida?
O idoso monge permaneceu em silêncio. Apenas apontou um pedaço de pano, um trapo grosseiro no chão junto à parede. Depois apontou seu indicador magro para o alto, para o vidro da janela, cheio de poeira e teias de aranha.
Mais do que depressa, o discípulo pegou o pano, subiu em algumas prateleiras de uma pesada estante forrada de livros. Conseguiu alcançar a vidraça, começou a esfregá-la com força, retirando a sujeira que impedia a transparência.
O sol inundou o aposento e iluminou com sua luz estranhos objetos, instrumentos raros, dezenas de papiros e pergaminhos com misteriosas anotações.
Cheio de alegria, o jovem declarou:
Entendi, mestre. Devemos nos livrar de tudo aquilo que não permita o nosso aprendizado. Buscar retirar o pó dos preconceitos e as teias das opiniões que impedem que a luz do conhecimento nos atinja. Só então poderemos enxergar as coisas com nitidez.
Fez uma reverência e saiu do aposento, a fim de comunicar aos seus amigos o que aprendera.
O velho monge, de rosto enrugado e ainda encoberto pelo largo capuz, sentiu os raios quentes do sol a invadir o quarto com uma claridade a que se desacostumara. Viu o discípulo se afastando, sorriu levemente e falou:
Mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga. Afinal, eu só queria que ele colocasse o pano no lugar de onde caiu.
*   *   *
Pense em como aquilo que você faz todos os dias está influenciando os outros. Por isso, aja sempre no bem. Faça as coisas corretas, começando pelas pequenas como, por exemplo, manter limpa a cidade.
Seja você aquele que não joga papel no chão. Coloque-o no bolso, na bolsa, num lugarzinho do carro. Quando passar por uma lixeira, deposite-o ali.
Seja você aquele que respeita os sinais de trânsito. Não estacione seu carro sobre a calçada nem em fila dupla.
Respeite as filas do ônibus, do banco, do supermercado, em qualquer lugar.
Espere a sua vez sem reclamar nem xingar. Preserve a paz.
Não arranque flores dos jardins públicos, mesmo que seja para plantar em sua casa, em seu jardim. Preserve o que é de todos.
Enfim, dê o bom exemplo em tudo. Ao seu lado, sempre haverá uma criança, um jovem, um adulto, alguém, enfim, que se achará no direito de fazer o que você faz, principalmente se você for alguém que ele respeita, como o pai, a mãe, o professor, o melhor amigo, o político conhecido na cidade.
E lembre-se: mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga.

Bom dia a todos e a todas!


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agenda de JORGE 65611

HOJE 25/09
 
10:00h   REUNIÃO VILA ZARA - INTEGRAÇÃO COM PESSOAL CAMPANHA ÁLVARO CASTRO
14:30h   CAMINHADA JD PRIMAVERA - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 
17:00h   REUNIÃO COM PESSOAL CAFEZAL - INTEGRAÇÃO COM PESSOAL CAMPANHA ÁLVARO CASTRO 
18:30h   VISITA BAIRRO SINVAL PALMEIRA
 
 
QUARTA 26/09
09:00h   CORPO A CORPO NO VALE DO SOL - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 
15:00h   CAMINHADA BAIRRO FONSECA / BAIRRO GEGEU - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 

 
QUINTA  27/09
15:00h   CAMINHADA BAIRRO FERRADAS - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 
SEXTA    28/09
09:00h   VISITA A CEPLAC - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 
15:00h   CAMINHADA BAIRRO SARINHA - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 
19:00h   REUNIÃO COM FAMÍLIA E MILITANTES DA CAMPANHA ÁLVARO CASTRO

 
SÁBADO  29/09
09:00h   BANDEIRAÇO PÇA ADAMI - AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 
10:00h   PIT STOP CONCEIÇÃO - INTEGRAÇÃO COM PESSOAL CAMPANHA ÁLVARO CASTRO 
15:00h   CAMINHADA MANGABINHA -  AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 

DOMINGO 30/09
09:00h   CORPO A CORPO BAIRRO CALIFÓRNIA -  AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 
13:30h   CORPO A CORPO BAIRRO MUTUNS -  AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 

SEGUNDA 01/10
09:00h   CORPO A CORPO CALÇADÃO RUI BARBOSA -  AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 15:00h   CAMNINHADA NOVO SÃO CAETANO  AÇÃO CONJUNTA COM MAJORITÁRIA 

Força da greve dos bancários faz banqueiro agendar negociação

A greve nacional dos bancários, que ontem, dia 24, entrou na segunda semana ainda mais forte que na sexta-feira, começou a surtir efeito. No começo da noite, a Fenaban enviou ofício ao Comando Nacional chamando uma nova rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários para esta terça-feira às 16h, no Hotel Maksoud, em São Paulo.
Após a rodada com a Fenaban, haverá também negociações com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, no mesmo local, sobre a pauta de reivindicações específicas dos trabalhadores.

"Foi a força da greve que arrancou a retomada das negociações. Esperamos que os bancos apresentem uma proposta que contemple as expectativas dos bancários e possa ser levada às assembleias da categoria em todo o país", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

Boa notícia: Alvaro Castro apoia JORGE 65611

Foi formalizado na noite de ontem, 24/9, na sede do PCdoB, o apoio do ex-candidato a vereador Álvaro Castro ao candidato JORGE 65611.
As equipes dos respectivos candidatos foram unanimes na concordância de fortalecer o projeto Ética, Trabalho e Luta e na incorporação das propostas relativas ao esporte, urbanização, defesa do Rio Cachoeira e inclusão social.
Ál

varo exortou o reconhecimento aos 30 anos de militância política do camarada.
Por sua vez, Jorge agradeceu o importante apoio e incorporou as propostas de Álvaro ao seu projeto, conclamando a militância das duas campanhas a se unirem à ideia de qualificar a Câmara dos Vereadores e envidar esforços para a eleição de Vane Prefeito 10.

Bom dia a todos e a todas!



Nós somos o que fazemos. O que não se faz nao existe. Portanto, só existimos quando fazemos. Nos dias que não fazemos, apenas duramos

Padre Antonio Vieira - Antônio Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português. Lutou contra a escravidão dos índios, numa época em que era normal ter escravos. Defendeu a liberdade religiosa, num tempo em que os suspeitos de heresia eram condenados pela inquisição. Nasceu no dia 6 de fevereiro, em Lisboa, na Rua do Cônego, próximo a Sé. Filho de Cristóvão Vieira Ravasco e Maria de Azevedo. Seu pai era escrivão da inquisição e foi nomeado para o cargo de escrivão em Salvador e só em 1614 sua família veio para o Brasil. Antônio Viera tinha 6 anos na época.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alvaro Castro apoia JORGE 65611

Foi formalizado hoje, em reunião às 19 horas, na sede do PCdoB, o apoio do ex-candidato a vereador Álvaro Castro ao candidato JORGE 65611.
As equipes dos respectivos candidatos foram unanimes na concordância de fortalecer o projeto Ética, Trabalho e Luta e na incorporação das propostas relativas ao esporte, urbanização, defesa do Rio Cachoeira e inclusão social.
Álvaro exortou o reconhecimento aos 30 anos de militância política do camarada.
Por sua vez, Jorge agradeceu o importante apoio e incorporou as propostas de Álvaro ao seu projeto, conclamando a militância das duas campanhas a se unirem à ideia de qualificar a Câmara dos Vereadores e envidar esforços para a eleição de Vane Prefeito 10.

Álvaro Castro

JORGE 65611

O desemprego reduz quase 20% no Brasil


O número de pessoas desempregadas no país passou de 8,2 milhões em 2009 para 6,6 milhões em 2011. Redução de 19,3%, de acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

É o melhor resultado desde o início da serie histórica, em 2004. Os dados mostram que o país pouco foi atingido pela crise financeira mundial. Enquanto a Europa e os Estados Unidos sofriam com a recessão e o desemprego, o governo federal tomava medidas para proteger o mercado interno e garantir a continuidade do crescimento econômico com oferta de emprego.

As políticas deram certo e o Brasil pouco sentiu os efeitos da crise econômica no mundo. O resultado está aí, publicado em pesquisa. A classe média cresceu, a renda do trabalhador melhorou, o salário mínimo valorizou, a inflação está controlada e muito mais gente trabalha com carteira assinada. O número absoluto de pessoas empregadas chegou a 92,5 milhões em 2011.

Fonte: O Bancário

Com renda maior, vida do cidadão melhora


O brasileiro passou a ganhar mais dinheiro nos últimos anos. A renda média do trabalhador passou de R$ 1.242,00 em 2009 para R$ 1.345,00 em 2011. Aumento de 8,29%.

A renda média das famílias de baixa renda também aumentou, mas ainda está muito longe do ideal. Passou de R$ 144,00 em 2009 para R$ 186 no ano passado. Os dados são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A classe média, que representa mais de metade da população, registra o maior crescimento de renda, de 3,5%. Nos últimos anos, 35 milhões de pessoas passaram a fazer parte dessa parcela da população. Tudo graças às políticas desenvolvidas no país. 

A partir de 2003, quando Lula assumiu a presidência do Brasil, muita gente, antes excluída do sistema, mudou de vida. Os programas de inclusão social e as ações para fortalecer o mercado interno deram certo. O país cresceu e milhões de brasileiros passaram a contar com mais dinheiro no bolso. Sem dúvidas, um avanço e tanto.  

Região 
Todas as regiões do país apresentaram resultado positivo, mas o Nordeste é o que mais se destaca. A renda média do trabalhador da região aumentou 10,7%. Depois aparecem o Centro-Oeste (10,6%), Sudeste (7,9%), Norte (7,7%) e Sul (4,0%).

Fonte: O Bancário

Bom dia para todos e a todas!


Água: um BEM de todos!


Declaração Universal dos Direitos da Água
A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992 – intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água"
O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias.
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)
Declaração de Dublin
A declaração recomenda ações locais, nacionais e internacionais, baseadas em quatro princípios:
  • a água é um recurso finito e vulnerável, essencial para a manutenção da vida, do desenvolvimento e do meio ambiente; partindo-se do princípio que a água sustenta a vida, o gerenciamento dos recursos hídricos requer ruma abordagem holística, integrando o desenvolvimento econômico e social com a proteção dos ecossistemas naturais. O gerenciamento efetivo integra o uso do solo com os usos da água no âmbito da bacia de drenagem ou do aqüífero subterrâneo;
  • o gerenciamento e o desenvolvimento dos recursos hídricos devem ser baseados no enfoque participativo, envolvendo usuários, planejadores e governos de todos os níveis; a abordagem participativa implica no fomento à conscientização da importância da água em todos os setores público e privado e sugere que as decisões sejam tomadas na base, com ampla participação e consulta pública e o envolvimento dos usuários no planejamento e implementação dos projetos;
  • as mulheres tem um papel fundamental na administração, gerenciamento e proteção dos recursos hídricos; implica no papel das mulheres no processo, o que raramente se verifica nos arranjos institucionais do gerenciamento de recursos hídricos;
  • a água tem valor econômico para todos os seus usos e deve ser reconhecida como um bem econômico; este último princípio embute o conceito fundamental do reconhecimento do direito de todos à água potável e ao saneamento, a preços compatíveis.
Código de Água
O Código de água, estabelecido pelo Decreto Federal n.º 24.643, de 10 de julho de 1934, necessita de atualização, principalmente para ser ajustado à Constituição Federal de 1988, à Lei nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997, e de regulamentação de muitos de seus aspectos.
O referido Código assegura o uso gratuito de qualquer corrente ou nascente de água para as primeiras necessidades da vida e permite a todos usar as águas públicas, conformando-se com os regulamentos administrativos. Impede a derivação das águas públicas para aplicação na agricultura, indústria e higiene, sem a existência de concessão, no caso de utilidade pública, e de autorização nos outros casos; em qualquer hipótese, dá preferência à derivação para abastecimento das populações.
O Código de águas estabelece que a concessão ou a autorização deve ser feita sem prejuízo da navegação, salvo nos casos de uso para as primeiras necessidades da vida ou previstos em lei especiais. Estabelece, também, que a ninguém é lícito contaminar as águas que não consome, com prejuízo a terceiros.
Ressalta ainda, que os trabalhos para a salubridade das águas serão realizados à custa dos infratores que, além da responsabilidade criminal, se houver, responderão pelas perdas e danos que causarem e por multas que lhes forem impostas pelos regulamentos administrativos.
Também esse dispositivo é visto como precursor do princípio usuário-pagador, no que diz respeito ao uso para assimilação e transporte de poluentes.
Fonte: Recursos Hídricos no Brasil, de abril de 1998

País cria 3,6 milhões de empregos formais


A crescente do emprego formal no Brasil revela o momento positivo em que o mercado de trabalho se encontra. De 2009 a 2011, foram criadas 3,6 milhões de vagas com carteira assinada no setor privado, elevação de 11,8%. Com o crescimento, sobe para 33,9 milhões o número de trabalhadores formalizados.

Enquanto houve aumento na taxa de formalização, no mesmo período, caiu o contingente de empregados sem carteira assinada, o patamar saiu de 29,8% para 25,4%. 

Em contrapartida, a informalidade ainda é grande. Dos 19,6 milhões que trabalham por conta própria, somente 15,6% registraram o empreendimento no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Em 2009, o índice estava em 14%. 

O crescimento do setor formal influencia diretamente a distribuição de renda do Brasil. Além disso, o trabalhador formalizado tem maior acesso ao crédito, o que aumenta o consumo, estimula a economia e fortalece o mercado interno.

Fonte: O Bancário