quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Grapiunas Ilustres: Ramon Vane, ator


Advogado, poeta e ator, o bueraremense Ramon Vane ganhou, em outubro de 2011, o prêmio de melhor ator coadjuvante no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A premiação veio pela interpretação no longa-metragem O homem que não dormia. Vane interpreta o personagem Prafrente Brasil, no filme de Edgar Navarro.
Ramon Vane nasceu em Buerarema/BA e integrou a safra dos anos 80 dos talentos artísticos revelados em Itabuna. É poeta, ator, artista plástico, advogado e secretário geral do Grupo de Arte Macuco (Buerarema-Bahia: 1977/2010). Escreveu, dirigiu e atuou em dezenas de peças de teatro nesta Região e já está no 21º curso de teatro (curta duração), que ministra chamando de “Formação do Ator”.

Em 2003 lançou o livro de poesia (pela FICC) "Pé No Chão e Flores de Verão", além de ter seus poemas masi conhecidos (“Pé No Chão” e “ Prosoema Prá Ocê Ará”) musicados e lançados em CD po Carlinhos Brown e Jackson Costa. Conquistou o primeiro lugar no III Festival Grapiúna de Monólogos, interpretando “O Louco”, de Jackson Costa, no Centro de Cultura Adonias Filho, em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário