quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lixo: um problema de todos!

Recordamos aqui texto escrito por Jorge Barbosa referente ao lixão de Itabuna após reportagem do Jornal Nacional veiculada em abril deste ano:


Itabuna é destaque negativo na mídia


Depois do “super-salário” do então Prefeito Fernando Gomes, da exposição do jovem à violência e da epidemia de dengue, Itabuna voltar a ser notícia nacional através do Lixão situado na periferia do histórico distrito de ferradas, lar do escritor Jorge Amado.
É destaque também que o lixo está presente no cenário de quase toda cidade nos bairros comerciais e nos residenciais dos mais luxuosos aos mais humildes. Muitos moradores continuam e até donos de restaurantes colocam o lixo a qualquer hora na calçada mesmo sabendo que a coleta só será à noite. Nossas ruas e calçadas se transformaram em sanitários públicos de cães, uma vez que,  seus donos não recolhem os respectivos dejetos fecais.
Já passou da hora de encararmos o problema do lixo da maneira devida: com a campanha educativa, junto a população, coleta seletiva, construção de um aterro sanitário e o empreendimento de uma usina de reciclagem de lixo, construída em consórcio com outros municípios em convênio com o governo do Estado e com  participação da iniciativa privada.
Além disso, é bom lembrar que esgoto também é lixo e que em nossa cidade a quase totalidade desse dejeto é lançado nos nossos córregos, ribeirões e rios degradando completamente nossos mananciais aqüíferos.
Vamos dar a volta por cima, vamos trabalhar para que nossa cidade volte as manchetes através de manchetes positivas como o bom desempenho escolar, defesa do meio-ambiente, o tratamento adequado ao lixo e esgoto, a valorização da arte, da cultura, do esporte e o desenvolvimento dos nossos potenciais econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário