terça-feira, 8 de março de 2016

Bancários de Itabuna contra o Mosquito

O Departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários de Itabuna com apoio da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e do grupo Pedal Bom lançará companha contra o Aedes Aegytpi, mosquito causador das arboviroses  Dengue, Zika e Chikungunya que vem se alastrando e  apavorando a população. A iniciativa denominada Bancários contra o Mosquito  compreenderá diversas atividades que serão realizadas pela entidade e apoiadores com início na semana que vem.

” Estamos vivendo uma verdadeira epidemia dessas doenças e precisamos atuar no sentido de alertar a categoria bancária e a população sobre os riscos e também envolver os bancários e amigos nessa campanha que o Sindicato está realizando”, afirma Cristiane Brandão, diretora de Saúde da entidade.

Diante da situação a iniciativa Bancários contra o Mosquito terá como desdobramento as campanhas Bancário Doe Sangue e  Bancário Doações para o QG, além de apoiar passeio de conscientização nos bairros de Itabuna organizado pelo grupo Pedal Bom de Itabunadenominado Pedal Mosquito Zero.

“Essa campanha do Sindicato dos Bancários é de grande importância diante do cenário de crescimento das doenças causadas pelo Aedes Aegypti. Visitando o QG da Prefeitura constatamos a necessidade de participarmos efetivamente dessa grande batalha contra o mosquito”, afirma Paulo Eduardo vice-presidente do Sindicato.

Visita ao QG contra o mosquito

O vice-presidente do Sindicato, Paulo Eduardo e os diretores Valter Moraes e Ricardo Carvalho, da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe  estiveram visitando o QG contra o mosquito situado  na avenida do Cinquentenário onde situava a antiga concessionária Indiana Veículos. O espaço conta com laboratório, consultórios médicos, salas de coleta, triagem, hidratação, controle e  farmácia funcionando 24 horas e tem como objetivo permitir o atendimento rápido de pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika vírus.
Supervisor de Agentes de Endemias, sr. Sandoval Dias Lima, Paulo Eduardo vice presidente do Sindicato e Valter Moraes diretor regional da Federação dos Bancários
Na oportunidade foi informado aos coordenadores do QG sobre a campanha e  atividades que o Sindicato irá realizar junto à categoria bancária. O supervisor de agentes de endemias, Sandoval Santana, informou que uma das carências da estrutura montada pela Prefeitura no local é a falta de pessoal voluntário para suprir as demandas a exemplo de atendimento. Segundo Sandoval,”são tarefas simples que qualquer pessoa pode desempenhar e a necessidade é grande principalmente das 19 às 23 horas, durante a semana e também durante todo o dia dos sábados e domingos”.

Campanha Bancário Doações para o QG

Além da falta de pessoas voluntárias para ajudar na estrutura e no atendimento do QG há falta de materiais básicos para tornar o atendimento eficiente. De acordo com o administrador do local, Sr. Moacir Messias, a lista de material necessita também do apoio e da colaboração do cidadão. “Desde água sanitária, água mineral até termômetro, toda doação nos é de grande importância”, afirmou. Messias salientou também para a necessidade da prevenção e de combate aos criadouros do mosquito nas casas e nas ruas.
Wildes Santana, coordenadora de enfermagem do QG, Paulo Eduardo vice-presidente do Sindicato, Moacir Messias administrador do QG e Valter Moraes, diretor da Federação dos Bancários
O Sindicato se comprometeu a colaborar com doação de água mineral e copos descartáveis e com a mobilização da categoria bancária para as campanhas de doação de sangue e de material para o QG. Além disso, a entidade usará seus veículos de comunicação (sítio na internet, página do Facebook, boletins diários e no blog Língua de Fogo) para divulgação das recomendações do Ministério da Saúde do combate e da prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti.

“É uma campanha que todos nós devemos nos engajar, doando água mineral ou copo descartávei. O importante é cada um participar para que sejam reduzidos os efeitos desta terrível epidemia”, alerta Valter Moares, diretor regional da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe

Materiais para doação voluntária

A coordenadora de enfermagem do QG da Prefeitura, Wildes Santana listou os materiais que precisam da colaboração e apoio da comunidade. Segundo Wildes, a iniciativa do Sindicato dos Bancários é muito importante para o momento crítico que estamos vivenciando. “O Sindicato dos Bancários é referência no município e com certeza vai nos ajudar muito nessa guerra contra o mosquito”,  pontuou. A lista dos materiais que o QG necessita consta de água mineral, copo descartável, água sanitária, saco de lixo, termômetro e tensiômetro.


Campanha Bancário Doe Sangue
Em 2012, Jorge Barbosa, presidente do Sindicato participou da campanha de doação de sangue para ajuda aos pacientes da dengue
No próximo dia 10 de março (quinta-feira), o Sindicato lançará para a categoria a campanha Bancário Doe Sangue. O objetivo é mobilizar o máximo de  bancários, bancárias e amigos a participar e colaborar com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia. A campanha continuará por todo este mês.
Segundo a Santa Casa em comunicado oficial, o Banco de Sangue já registrou uma queda de 30% no número de doações, fato relacionado à impossibilidade de doadores que contraíram dengue, zika ou chikungunya realizar doações de sangue por pelo menos 30 dias após o desaparecimento dos sintomas. Em Itabuna só existe essa unidade de coleta de sangue.
“No dia 10 , o Sindicato espera contar com o máximo de bancários e bancárias voluntários na doação de sangue e durante todo mês de março estaremos mobilizando nossa categoria e amigos para que este grande ato de solidariedade humana tenha continuidade”, analisa Jorge Barbosa, presidente do Sindicato.


 Campanha Bancário Pedal Mosquito Zero
O  Pedal Bom de Itabuna é um grupo de ciclismo formado há três anos por amigos que desenvolvem atividades esportivas, recreação, informação, cidadania, solidariedade e cultura, na cidade de Itabuna e região, relacionadas a pratica do ciclismo. Em parceria com o Sindicato o Pedal Bom entrou na campanha Bancários contra o Mosquito e estará organizando dias de passeios pelos bairros de Itabuna com panfletagem e conscientização em relação à prevenção e combate a dengue.
“Queremos envolver os bancários e bancárias ciclistas, além de amigos da categoria nesta campanha que vai destacar  para a população em geral o importante papel de todos no combate e prevenção dessas viroses”, afirma Paulo Eduardo, vice-presidente do Sindicato e  coordenador do Pedal Bom de Itabuna.
As datas dos passeios e os roteiros serão informadas nos próximos boletins do Sindicato.

Ricardo Carvalho – Seeb Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário