sexta-feira, 31 de julho de 2015

Servidores do INSS e do judiciário baiano em greve por tempo indeterminado

Em greve desde o dia 07 de julho, os servidores federais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reivindicam entre outros itens  a contratação de 15.000 trabalhadores para cobrir o déficit de pessoal daquele órgão. Em carta distribuída em manifestação conjunta realizada ontem,quinta-feira, 30/7 em frente ao Fórum Ruy Barbosa em Itabuna, os servidores denunciaram que “no Brasil inteiro o INSS precisa de mais de 15 mil novos servidores, incluindo médico-peritos, para garantir um bom atendimento à população”. Segundo Jadson Siqueira, servidor do INSS, o governo pretende realizar concurso público ainda este ano, porém para preenchimento de 850 vagas.
A greve do INSS é nacional atingindo 85% da categoria em todo o país e 92% das agências do órgão na Bahia, sendo que o quadro de pessoal conta com 39.000 servidores que estão reivindicando também recomposição da inflação do período 2010-2015 de 27,5%, incorporação de gratificação e produtividade e melhores condições de trabalho, segundo a servidora Raquel Silva Neto, que informou da realização de reuniao de negociação na tarde de ontem com a participação de representante dos ministérios do Planejamento e da Previdência além da presidenta do INSS Elisete Berchiol da Silva Iwai.
Já os servidores do Judiciário da Bahia iniciaram greve por tempo indeterminado a partir de ontem, exigindo do governo estadual reajuste linear de 6,4%, cumprimento do Plano de Cargos e Salários, vantagem pessoal de eficiência para todos e gratificação de atividade externa para os oficiais de justiça. Segundo Bruno Calheira e Marcelo Castro, representantes dos sindicatos, o governo autorizou  reajuste para o pessoal do executivo e do legislativo. Em nota distribuída no protesto os sindicatos denunciam que “Aos juízes foram dados aumento de 14,6% + auxílio-moradia de R$ 4.377,73. Foram criados cargos de assessores de desembargadores com salários em torno de R$ 19.000,00.”
Jorge Barbosa (Sindicato) e Ricardo Carvalho (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe) em apoio à greve dos servidores
Organizada pelos sindicatos Sintaj, Sinpojud e Sindjus, a manifestação teve apoio da CTB/Regional Sul da Bahia, do Sindicato dos Bancários de Itabuna e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
Segundo Jorge Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários, os trabalhadores do judiciário e do INSS merecem todo nosso apoio nesta greve legitima por reajuste salarial, correção de distorções na relação de trabalho e por mais contratações nos órgãos públicos.

Ricardo Carvalho – Imprensa/Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário