quinta-feira, 30 de julho de 2015

Produção de lixo no país cresce 29%

Entulhos, móveis, restos de comida, pneu de carro, roupas e sapatos velhos, galhos de árvores e o que mais se imaginar. O fato é que o brasileiro está gerando mais resíduos. A produção de lixo cresceu 29% entre 2003 e 2014.
 
O percentual é cinco vezes maior do que o aumento da população, que ficou em 6% no mesmo período. Os dados são da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). 
 
O lixo deveria ser encaminhado para os aterros sanitários, mas apenas 58,4% terminam nos locais adequados para tratamento. O restante vai parar nos chamados lixões ou no meio da rua a céu aberto.
 
A sujeira não só incomoda como também oferece sérios riscos ao meio ambiente e à saúde. O levantamento mostra que 41% das 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados em 2014 no Brasil foram parar nos lixões ou não tiveram destinação adequada.
 
Por dia, o brasileiro produz 1,062 quilo de lixo, em média. Não precisa ir muito longe para ver a sujeira. Em Salvador, é possível encontrar entulhos e lixo doméstico e industrial em diversos bairros. A coleta não é eficiente. Sem dúvidas, a Prefeitura deixa muito a desejar. Mas, a população também não ajuda. 

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário