quinta-feira, 5 de junho de 2014

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

meioambiente1
Desde a descoberta do meio de produzir o fogo, o homem vem aprimorando seus conhecimentos e, elaborando técnicas cada vez mais sofisticadas para exploração e transformações dos recursos naturais, o que tem provocado profundas ações transformadoras no meio ambiente, sendo um dos principais efeitos o aumento da temperatura e os seus impactos na natureza.
As alterações do clima é uma das principais preocupações de ambientalistas e governos de todo mundo. Estudos realizados estimam um aumento de 5% a temperatura global para 2050, se confirmada essa tendência fenômenos e catástrofes poderão ser devastadores.

Diante dessas projeções estudos estão sendo realizados com o objetivo de elaborar cenários econômicos e sociais para as próximas décadas, com esses cenários, ações mitigadoras devem ser elaboradas para que a previsão de aumento da temperatura seja menor provendo assim, um maior equilíbrio do meio ambiente.
A partir desse cenário cabe ao movimento sindical participar e intervir nesse debate, pois as alterações que venham ocorrer, seja nas alterações dos modos de produção ou numa possível redução desta, poderão também alterar sobremaneira o mundo do trabalho, seja na diminuição de posto de trabalho ou na margem salarial. Por outro lado, também interessa a classe trabalhadora as mudanças que visem um maior equilíbrio e contribuam para um modelo desenvolvimento sustentável e garantam melhoria nas condições de trabalho.
Além disso, a sociedade precisa tomar consciência de preservar não só os recursos naturais, mas a vida dos seres vivos principalmente o ser humano, de compreender que há uma necessidade imediata na construção de políticas sócio-educativas para garantir uma cultura prevenção dos possíveis efeitos danosos com a evolução tecnológica e suas ações geradas, que influenciam tanto na vida como no ambiente ao qual estamos inseridos.
5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, momento de refletirmos e ponderarmos o que somos, pensamos e fazemos no nosso Planeta Terra.
Há necessidade de um equilíbrio entre os avanços tecnológicos com a natureza, daí a importância do desenvolvimento sustentável. É preciso programar políticas que estimulem a redução do desperdício, diminuição de produção dos chamados descartáveis (lixo) e agressão a natureza.
Cabe a todos nós seres humanos uma reflexão sobre nossas ações cotidianas nas diversas áreas que estamos e participamos.
Pois a violência, a exploração, o desrespeito e desmandos são atitudes que degradam a humanidade e, por conseguinte o ambiente. Pensem nisso!
Claudemir Nonato é secretário adjunto de Meio Ambiente da CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário