segunda-feira, 3 de março de 2014

Homenagem ao companheiro João Lisboa

Em fevereiro de 1951 vinha ao mundo, mais precisamente em Itabuna João Lisboa Santos, assim registrado e batizado, mais um garoto do Bairro da Vila Zara. João cresceu, estudou, assumiu a profissão de bancário do Bradesco, sempre querido por seus amigos e colegas de trabalho. Num tempo onde a tônica era o dedo durismo, nunca gostou de entregar ninguém, nunca quis ver o colega despedido. Assim, conquistou o respeito da categoria e acabou diretor e presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna. Foi na sua gestão que adquirimos a sede própria da nossa entidade e iniciamos a construção do Clube dos Bancários. Em 1985, João comandou a emblemática greve dos bancários, a primeira depois do fim da ditadura militar. Além disso, participou de todas as greves gerais e greves da categoria, desde então como sindicalista participou de inúmeros atos e manifestações em defesa dos trabalhadores e do povo brasileiro. Do Fora Collor!, Fora FHC, da luta contra a privatização das estatais, contra a revisão constitucional, contra o pedágio, pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, etc.
Em 1988 foi candidato a vereador, obtendo expressiva votação. Foi também juiz classista. Atualmente cumpria mais um mandato como diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
Esteve presente em diversos congressos e encontros da categoria bancária e esteve como delegado no Congresso de fundação da CTB Bahia.
João era filiado ao PC do B – Partido Comunista do Brasil desde a década de 90 e sempre estava a convidar os amigos e colegas a ingressarem nas fileiras do partido.
João Lisboa era um brasileiro nato gostava de farra, Flamengo, futebol, festa, forró estava sempre alegre e a brincar. Por coincidência, ou ironia do destino nos deixou justo durante o carnaval, a maior celebração popular do Brasil.
João deixa esposa, filhos e muitos amigos.

Sua história não será esquecida.
Viva à luta!
Viva a vida!
Descanse em paz amigo, companheiro, camarada!

Jorge Barbosa – Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Um comentário:

  1. Obrigado pelas palavras amigo Jorge..
    Ele gosta muito de você e de toda essa familia dos Bancarios, sempre caminhando juntos...
    E com certeza ele está muito feliz e realizado por tudo que fez aqui...fica a saudade, que pra mim é eterna...afinal, ele é o meu único e verdadeiro herói...

    ResponderExcluir