quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Seminário sobre a criação da Região Metropolitana Sul da Bahia

O Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia aconteceu  na última quarta-feira (13/11) em Itabuna, com o objetivo de iniciar o processo de discussão para a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, partindo do bipolo de Itabuna – Ilhéus e os demais municípios circunvizinhos, compreendendo os aspectos econômicos, sociais, ambientais e institucionais desse processo.
A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, a Secretária de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, as prefeituras de Ilhéus e Itabuna e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC tiveram a iniciativa de organizar e sistematizar o Seminário de forma coletiva.
A mesa solene de abertura do evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, do diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (Vane), do vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, do vice-reitor da UESC, Evandro Sena Freire, do presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Josevaldo Machado, que representou todos os presidentes das Câmaras dos municípios envolvidos e do presidente da AMURC, Lenildo Alves Santana.
De acordo, com o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a Companhia sentiu- se estimulada a participar da organização deste Seminário, pois não deseja apenas só trazer o gás natural, quer também ajudar no enfrentamento dos problemas que um desenvolvimento sem ordem pode trazer para a região.
“É necessário um planejamento para o impacto dos investimentos que a Região Sul está tendo agora, nós da Bahiagás começaremos essa semana a construção do gasoduto Itabuna – Ilhéus, no qual será investido cerca de R$ 50 milhões, além dos R$ 14 milhões já investidos pela Companhia. A região irá ter um Aeroporto Internacional, já tem uma Universidade Estadual, agora está chegando a Universidade Federal do Sul da Bahia, a Ferrovia Oeste – Leste, o Complexo Porto Sul, são vários investimentos, o grande desafio da região será dimensionar seus impactos”, frisa o diretor-presidente.
Para Davidson agora é preciso estabelecer um programa de trabalho visando à criação e a operacionalização da Região Metropolitana do Sul da Bahia. “Há novos e atuais problemas: mobilidade urbana, saneamento, tratamento de resíduos sólidos, questões ambientais, saúde, segurança, os quais os municípios da região não conseguem resolver sozinhos. São problemas que não devem ser resolvidos no gabinete de um só prefeito, é necessário construir certos consensos regionais, para isso é imprescindível a criação de instrumentos de planejamento, investimentos e de ações que articulem governos municipais, estadual, federal e a iniciativa privada. Esse é o grande desafio”.
Os dois palestrantes que estiveram no evento, Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa, coordenador do IPEA e do Projeto Governança Metropolitana no Brasil e Jório Cruz, arquiteto e urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano, ambos elogiaram a iniciativa do Seminário.
“A Bahia está dando um exemplo fantástico, aqui estamos discutindo sobre a criação dessa região, envolvendo todas as comunidades. Vocês estão de parabéns, um exemplo de democracia”, elogiou Jório Cruz.
“Acredito que seja a primeira vez que vejo uma Região Metropolitana ser debatida, discutida, não partir de um Decreto, mas quando conseguirem a criação dessa Região é necessário que tenham um plano metropolitano, apenas uns terços das regiões metropolitanas do Brasil possuem isso, e 80% dessas possuem conselho deliberativo instituído, mas apenas 33% preveem a participação da sociedade civil e dois terços não tiveram reunião no último ano”, diz Marco Aurélio Costa.
O Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia foi finalizado com a assinatura da “Carta do Sul da Bahia – Declaração de Intenções”, assinada pelas entidades organizadoras dos eventos e as prefeituras dos municípios que estavam presentes, para firmar o compromisso em continuar os trabalhos e esforços para a criação e consolidação da Região Metropolitana do Sul da Bahia.
Fonte: Bahiagás

Nenhum comentário:

Postar um comentário