sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Número de escravizados resgatados cai

A Conatrae (Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo) aponta que o número de resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão está em queda. A notícia é avaliada com cautela pela Comissão. A desconfiança é que os criminosos tenham modificado a forma de aliciamento e confinamento dos escravizados. 
 
Os integrantes da Conatrae ressaltaram a importância da aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 57A/1999, conhecida como PEC do Trabalho Escravo. Com o sinal verde, é esperado o desestímulo a novos crimes, já que a punição prevê perdas econômicas, como expropriação de terras, além das penalidades já previstas no Código Penal Brasileiro. 
 
Outra mudança seria a reinserção dos trabalhadores no mercado, a partir da possibilidade de utilização de terras expropriadas como assentamentos de reforma agrária. De acordo com dados da CPT (Comissão Pastoral da Terra), houve 197 casos de trabalho escravo no Brasil em 2013, com 2.874 trabalhadores envolvidos e 2.208 resgatados. Esse número é inferior a 2012, quando foram resgatados 2.730 trabalhadores, de um total de 3.680 envolvidos. 

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário