quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lucro líquido dos bancos cresce 15%

Nem mesmo o desempenho tímido da economia brasileira, o PIB cresceu 2,2% no terceiro trimestre, faz o lucro dos bancos desacelerar. Pelo contrário. O ganho líquido cresceu 15% entre julho e setembro, na comparação com o mesmo período de 2012.
 
Em apenas três meses, a lucratividade chegou a R$ 13,730 bilhões, segundo dados do Banco Central. O aumento das tarifas bancárias, das taxas de juros, dos empréstimos, e a redução da inadimplência são responsáveis pelo resultado.
 
O spread bancário – diferença entre o que as empresas gastam na captação de recursos e o que ganham com os empréstimos – também cresceu. As receitas com a fórmula mágica chegaram a R$ 86,308 bilhões. 
 
Importante destacar que a taxa de juros cobrada pelas organizações financeiras, principalmente nas modalidades do cheque especial e do cartão rotativo, estão entre as mais altas do mundo. 
 
Os números comprovam mais uma vez que, pelo menos no Brasil, os bancos só pensam em sugar. Tiram dinheiro dos correntistas, pagam salários rebaixados aos funcionários, deixam a sociedade exposta à insegurança e, para completar, demitem milhares de trabalhadores, dificultando o crescimento do país.

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário