quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Governo adia a privatização da BR 101



O Ministério dos Transportes informou que o governo vai adiar para 2014 o leilão de quatro lotes de rodovias que fazem partes do Programa de Investimentos em Logística – PIL, dentre eles a BR 101 aqui na Bahia. Os estudos desses lotes sofrerão ajustes e poderão ser alterado.
 
“Tentaremos fazer concessão. Se for necessário faremos PPP. Se não for possível, nenhuma coisa nem outra, vamos fazer obra pública”, afirmou César Borges, Ministro dos Transportes.
Segundo o governo, quatro trechos serão leiloados esse ano: BR 163 (Mato Grosso), BR 163 (Mato Grosso do Sul), BR 040 (Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás) e BR 060/153/262 (Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás). Esses trechos serão concedidos à iniciativa privada.
 
É um alento para os baianos, especialmente os que fazem uso constante da BR 101, o anúncio do adiamento do leilão, contudo a ameaça perdura da parte do movimento Pedágio Não, a sugestão é que a recuperação e a possível duplicação da via se deem através do PAC como obra pública. Continuamos a afirmar que nossa carga tributária não é pequena e pesa, principalmente, nos “ombros” dos trabalhadores. Se os recursos públicos não são suficientes para todos os investimentos necessários ao desenvolvimento da nação, que o governo busque alíquotas mais altas sobre os tributos diretos como, por exemplo, o imposto de renda e as transações financeiras, nunca sobre os tributos indiretos principalmente sobre o consumo.
 
 
Por outro lado, reafirmamos que é totalmente incoerente o governo atual que se notabilizou com opositor ao modelo neoliberal e privatista do PSDB/DEM apelar para as privatizações.
 
Quem diria o PT de discursos “radicalóides” na década de 80, recorrer ao pragmatismo econômico e até mesmo as privatizações nas primeiras décadas do século XXI.
 
“Seria cômico se não fosse trágico!”
 
Jorge Barbosa - Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário