sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Monopolização da mídia deforma a democracia

Durante o debate sobre Democratização da Mídia no Brasil, que aconteceu na quarta-feira (14/8), no PAF V da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, o editor do Portal Vermelho e secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo, falou sobre a atual situação da mídia no país e a monopolização desta por grandes grupos.


Portal Vermelho– O que a monopolização dos meio de comunicação acarreta para o país?  


José Reinaldo
 - A centralização da grande mídia nas mãos de alguns grupos é a grande deformação do exercício da democracia e da liberdade de expressão no Brasil. Porque é óbvio que se a opinião é monopolizada por um punhado de grupos, a liberdade de expressão fica completamente comprometida. Embora o acesso a informação de uma maneira geral seja o mais amplo possível com os meios tecnológicos modernos, o exercício da liberdade de expressão é cada vez mais limitada porque esses meios de comunicação expressam exclusivamente a opinião das classes dominantes e retrogradas da sociedade e de seus semelhantes internacionais. Então, eu considero isso uma excrescência e uma grande deformação do sistema político social brasileiro; é algo que contamina a consciência do povo e deforma a sua formação cultural e ideológica. 

PV – Como essa monopolização pode ser combatida?

JR - Isso precisa ser combatido politicamente através do movimento de massa, de medidas legislativas e com a luta de ideias. O instrumento que temos para fazer isso é a adoção de uma lei dos meios de comunicação do Brasil; a regulamentação da Constituição Federal que prevê uma série de medidas nesse sentido e a campanha que está sendo levada a cabo pela Frente Nacional em Defesa da Comunicação, campanha na qual o nosso partido está inteiramente empenhado e o Portal Vermelho é um dos principais porta-vozes.

Tudo isso dentro de uma proposta que tem o PCdoB de reformas democráticas estruturais, onde nós consideramos que ao lado da reforma política, a reforma dos meios de comunicação é fundamental para a gente aprofundar e consolidar a democracia no Brasil.


PV 
– Qual o papel do Portal Vermelho no combate ao monopólio das mídias?

JR - O Vermelho é uma espécie de veículo de comunicação das campanhas em prol da democratização da mídia. Grande parte desta campanha nasceu no Vermelho, pois foi lá que se lançou e se plantou a ideia através da nossa propaganda de realizar a I Conferência Nacional de Comunicação, a qual tirou uma plataforma de lutas que é vigente. Na época, o Vermelho foi uma das molas propulsoras junto com outras correntes políticas e blogueiros desta movimentação, que resultou na realização da conferência. Nós tivemos lá uma bancada organizada e isso foi muito característico.

Hoje, continuamos assumindo o papel de veículo informativo, agitador e conscientizador dessa campanha. Fazemos isso com nossas modéstias forças, mas achamos que estamos dando uma contribuição importante para a vitória dessa causa.

De Salvador - Vermelho - Ana Emília Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário