sábado, 19 de janeiro de 2013

Palestina anuncia acordo unificador entre ANP e Hamas


A Autoridade Nacional Palestina (ANP) e a organização Hamas implantarão, no final do mês, um cronograma para a reunificação, como anunciaram nesta sexta-feira (18) meios de comunicação locais.


Reuters
Hamas Fatah
ANP e Hamas deverão se reunificar
Na reunião, realizada no Cairo nesta quinta-feira (17), as delegações dos dois movimentos coordenaram os mecanismos e as datas para colocar em vigor a reconciliação palestina, declarou, por telefone, um porta-voz diretamente do Cairo.

A coordenação abarca “o reinício dos trabalhos da Comissão Central Eleitoral na Faixa de Gaza o mais tardar no próximo dia 30”, disse o informante, que acrescentou que, em paralelo, serão retomadas as conversas para a formação de um governo de transição não partidário antes das eleições para os Conselhos Municipais.

Outra iniciativa inclui uma reunião da direção provisória da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), para a reincorporação desta ao Hamas, a entidade islâmica que governa a faixa, e a Jihad Islâmica.

O novo impulso conciliatório palestino surgiu no final de novembro passado, durante as três semanas de ataques navais, aéreos e terrestres israelenses contra a Faixa de Gaza, que mataram mais de 180 civis, a metade deles mulheres e crianças e deixaram cerca de dois mil feridos, de acordo com dados confiáveis.

Também coincide com a autorização para construir, na Cisjordânia e no leste de Jerusalém, mais de seis mil casas para judeus e o confisco das receitas fiscais da ANP pelo governo israelense, ações feitas em represália pela elevação do status da ONU à condição de Estado observador não membro.

Com Prensa Latina via Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário