quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Inaugurada a primeira delegacia de defesa da mulher que funcionará 24h

Após muitos anos de batalhas, as mulheres conseguiram uma nova conquista. Na noite da última segunda-feira (22/8), foi inaugurado o plantão da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que funcionar 24h por dia, todos os dias da semana. A unidade está localizada no centro de São Paulo e servirá de exemplo para que o mesmo aconteça em outras delegacias do país.
Desde a criação das delegacias de defesa da mulher, há 31 anos, essa é a primeira unidade a ter atendimento em horário integral. As demais DDM espalhadas pelo país continuarão funcionando em horário comercial e fechando aos finais de semana.
A motivação para a criação dessas delegacias especializadas, foi devido as reclamações de mulheres sobre o atendimento prestado em delegacias de polícia comuns, onde geralmente eram ouvidas por homens e muitas vezes desrespeitadas.
Apesar de muitos homens não conseguirem ver diferença em uma delegacia comum para uma delegacia especializada para a mulher, a implantação do atendimento 24h é uma vitória para a delegada responsável pela 1ª DDM, Giovanna Valenti Clemente. “Acho que fica muito acessível para as mulheres que são agredidas. Elas se sentem confiantes de vir, se sentem acolhidas. Estatisticamente os casos de agressão contra o público feminino ocorre principalmente aos finais de semana, o que eleva o movimento na DDM às segundas-feiras. Muitas vezes não podemos prender ou autuar um homem porque não conseguimos o flagrante, agora nós podemos”.
Na Bahia quase 10 mil casos de violência contra a mulher foram registrados no início de 2016. 9.795 ocorrências, entre homicídios, lesão corporal, estupro e ameaças, foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Itabuna está entre os municípios baianos que mais registraram casos de violência doméstica e sexual neste início de ano. O município do sul da Bahia só registrou menos casos de violência doméstica e sexual que Salvador, que contabilizou 64. Em terceiro lugar aparece Feira de Santana, com 17 notificações.
Além de Itabuna, no sul da Bahia novos casos de violência doméstica foram registrados em Ilhéus e São José da Vitória. No estado foram notificados 149 ocorrências neste início de ano. No ano passado foram registrados 9.979 casos de violência doméstica e sexual na Bahia. Foram notificadas também 154 mortes, das quais 43 em Salvador.
Fonte: Feebbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário