quinta-feira, 19 de maio de 2016

Crime ambiental em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, sob o pretexto de melhoria no tráfego de veículos, vem cometendo um verdadeiro crime ambiental na Praça Cairu, centro da cidade. Isso porque eles estão cortando árvores de mais de 50 anos desrespeitando leis ambientais.

O pretexto é de melhorar o tráfego para zona sul, já que a nova ponte ainda não saiu do papel. No entanto, é um equivoco. 

Luiz Fernandes , presidente do Sindcacau de Ilhéus, que representa também Itabuna e Uruçuca, prestou queixa no Ministério Público contra a Prefeitura por Crime Ambiental. O antecessor do atual prefeito, Nilton Lima, destruiu a Praça Ruy Barbosa, que também fica no Centro. Após denúncias no Ministério Público, a prefeitura assinou um termo de conduta na Delegacia de Proteção Ambiental para que o fato não ocorresse novamente.  Com a derrubada das árvores na Praça Cairu, observamos que esse termo não foi cumprido.

O Ministério Público informou que, a princípio, deveria ter tido um estudo para diagnosticar o impacto ambiental na retirada das árvores. A queixa será encaminhada à procuradoria do Meio Ambiente para que se tomem as medidas legais.

Num momento onde a região é assolada por uma estiagem prolongada, ao invés do poder público e mesmo dos particulares buscarem o reflorestamento e a conservação das nossas árvores, fazem justamente o inverso: desmatam, queimam, degradam e destroem.

Será que o ser humano jamais aprenderá que faz parte da natureza?


Por Luiz Fernandes Ferreira Andrade – Presidente do Sindcacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário