terça-feira, 5 de abril de 2016

Luciana Santos: O Brasil vive dias que valem por anos, décadas

Em seu discurso na sessão solene da Assembleia Legislativa da Bahia, realizada nesta segunda-feira (4), em comemoração aos 94 anos do PCdoB, a presidenta nacional do Partido registrou a trajetória dos comunistas e concluiu: “O PCdoB comemora mais um aniversário conclamando sua militância e todas as correntes democráticas e progressistas, mesmo aquelas que têm divergência com o governo, a combaterem decididamente o golpe em curso e a defenderem a democracia ameaçada”.


A deputada federal Luciana Santos (PE), presidenta nacional do PCdoB, iniciou seu discurso falando da fundação do partido e disse que desde então “inúmeras gerações vêm cotidianamente lutando para manter erguida a bandeira da liberdade, da democracia, da soberania nacional e do socialismo”. Luciana destacou que “a história do Partido Comunista do Brasil se entrelaça com as lutas do povo brasileiro, por direitos sociais, econômicos, pela defesa da soberania e da soberania nacional” e citou diversos fatos históricos e conquistas do povo e do Brasil que contaram com o protagonismo imprescindível dos comunistas.

Ao falar dos grandes desafios atuais, a deputada afirmou que, para os dias de hoje, faz-se necessário “um Partido Comunista contemporâneo, que mantenha sua identidade e seus princípios, e ao mesmo tempo se coloque à altura dos desafios necessários para travar uma nova luta pelo socialismo no Brasil”. 

Sobre a conjuntura, disse Luciana que “o país vive uma grave crise política que agora chega ao seu estado crítico. A direita neoliberal não aceitou o resultado das urnas e desencadeou uma escalada reacionária e golpista para derrubar um governo legitimamente eleito”. Segundo a dirigente comunista, “sempre que um projeto político enfrenta a questão das desigualdades sociais e fortalece a autonomia e a soberania nacional, as elites brasileiras reagem com virulência, atacando a democracia e os direitos conquistados” e para tanto “não se intimidam em colocar o país diante do perigo de grave conturbação social”.

Luciana Santos considera central “vencer a batalha do impeachment e construir um novo pacto político, econômico e social, defendendo o legado das conquistas alcançadas nos últimos anos e levando o Brasil a retomar o caminho do crescimento econômico”, e encerra afirmando que o PCdoB comemora mais um aniversário “conclamando sua militância e todas as correntes democráticas e progressistas, mesmo aquelas que têm divergência com o governo, a combaterem decididamente o golpe em curso e a defenderem a democracia ameaçada”. (Portal Vermelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário