quarta-feira, 2 de março de 2016

Sindicato realizou manifestação contra descaso na Caixa e por mais contratações

O Sindicato dos Bancários de Itabuna com apoio da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou manifestação em frente a agência da Caixa Grapiúna para protestar contra o descaso da empresa nas negociações das questões específicas dos seus empregados quando descumpre cláusulas previstas nos dois últimos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT). Na última reunião da mesa permanente, em 28 de janeiro, representantes do banco insistiram em respostas evasivas, num total descaso com os trabalhadores.

A Caixa descumpriu a cláusula 50 do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2014 que determinava a contratação de mais 2 mil funcionários até o final de 2015. Mesmo com sucessivas reduções no quadro, os representantes do banco afirmaram que não haverá novas contratações. Uma política que aumenta a sobrecarga e o adoecimento entre os trabalhadores.

Outros pontos descumpridos pelo banco são relacionados ao ACT 2014/2015: contratação, destinação do superávit do Saúde Caixa e promoção por mérito. Outros refere-se a uma pendência da campanha salarial 2015: proposta para retorno do Adiantamento Assistencial Odontológico.

Na oportunidade foi denunciado o Projeto de Lei do Senado – PLS 555 – denominado Estatuto das Estatais – de autoria dos tucanos Tasso Jereissati e Aécio Neves que deverá ser votado ainda hoje pelo Senado Federal. Sob pretexto da “transparência” na condução das estatais, o projeto traz em suas normas gerais a determinação de que “empresa pública e sociedade de economia mista serão constituídas sob a forma de sociedade anônima”. O projeto representa uma grave ameaça a Caixa, Correios, BNDES, Petrobras, empresas do setor elétrico, entre outras, e adota como premissa o modelo de Estado Mínimo, colocando em pauta a possiblidade de um recomeço nas privatizações ocorridas na década de 90.

Com informações da Feebbase e Seeb Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário