segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Site esclarece mitos sobre o governo; saiba como identificar boatos

Do suposto confisco da poupança à infiltração de espiões cubanos, até o fim dos programas sociais; são muitas as histórias inverídicas que circulam na internet sobre a atuação do governo federal. Para evitar que os boatos se propagem, foi criado o site Fatos e Boatos para que o cidadão tenha acesso às informações verdadeiras a partir da fonte original – o próprio governo federal. 


Além das informações corretas, que procuram desmentir os boatos, o site também abre a possibilidade para que os cidadãos possam rebatê-los e denunciá-los.  Além das informações corretas, que procuram desmentir os boatos, o site também abre a possibilidade para que os cidadãos possam rebatê-los e denunciá-los.  
Segundo o site, o boato nasce de origem desconhecida, muitas vezes de uma situação verdadeira que foi mal entendida ou distorcida na tentativa de formar um boato. Em alguns casos, nasce da intenção de causar desordem ou difamar alguém ou alguma instituição.

Os boatos se propagam inicialmente por quem tem interesse em propagá-lo e, em seguida, por pessoas desavisadas. Repassar um boato, mesmo que parece inocente, pode gerar consequência desconhecidas e inimagináveis.

Além das informações corretas, que procuram desmentir os boatos, o site também abre a possibilidade para que os cidadãos possam rebatê-los, no caso de se deparar com uma deles, e denunciá-los no próprio site. “Sempre que o boato comprometer o seu país, seja no campo econômico, social ou político, ou comprometer injustamente a imagem de seus representantes, basta enviar o boato para o Fatos&Boatos”, aconselha o site.



 

De Brasília - Vermelho
Márcia Xavier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário