quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Após ação do MP, governo decreta criação do Parque Estadual Ponta da Tulha

Após ação do MP, governo decreta criação do Parque Estadual Ponta da Tulha
Foto: José Nazal
O governador Rui Costa decretou a criação do Parque Estadual Ponte da Tulha, localizado no município de Ilhéus, no sul baiano. A área, que totaliza quase 30 mil metros quadrados, será administrada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

O local é frequente alvo de incêndios e de ocupações irregulares. No último dia 11, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar, visando a criação do parque, contra o Estado da Bahia, o Município de Ilhéus, o Inema, e seis lideranças de movimentos sociais. O MP afirma que o local tem sido alvo de “gravíssimos focos de incêndio”, desde que o Estado anunciara a intenção de realizar a reintegração de posse do local, que havia sido desapropriado para instalação do Porto Sul – devido à riqueza ambiental do lugar, o projeto foi transferido para Aritaguá, também em Ilhéus. 

De acordo com o governo da Bahia, com a criação do parque, pretende-se proteger os ecossistemas naturais da Mata Atlântica, com espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção; propiciar o desenvolvimento de atividades de turismo ecológico, de educação ambiental e de integração com o entorno; e possibilitar e fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica e de monitoramento ambiental. O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário