segunda-feira, 6 de julho de 2015

Encontro dos Bancários de Itabuna e Região debate política e campanha salarial

encontro itabuna 2015 5
O I Encontro dos Bancários de Itabuna e Região, realizado no último sábado (04), no Clube Kamuá, em Itajuípe, debateu a conjuntura nacional e as condições de trabalho da categoria na atualidade. Além dos bancários da região, estiveram presentes representantes da Federação da Bahia e Sergipe, o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) e o ex-presidente da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, que palestrou sobre a situação política e econômica do país.
Lima alertou sobre a necessidade de se formar cidadãos conscientes e condizentes com a realidade nacional: "Hoje nós vivemos uma era que a disseminação do ódio é escancarada. O discurso contra o pobre, contra o Nordeste, contra a mulher, contra os LGBTs, contra os menores... são discursos totalmente explícitos e que deve ser combatido. Nunca se teve pensamentos e ideias tão retrógradas como agora", afirmou.
encontro itabuna 2015 2
Além disso, destacou o papel fundamental que a juventude deve ter diante destes problemas. "Eu entrei na militância muito cedo e é preciso sempre exaltar o papel dos jovens no cenário nacional, pois, os jovens, são adeptos a novas ideias. É preciso estar ao lado da luta sindical, mas também, deve se fazer a luta pela democracia, e os jovens tem total importância neste processo", declarou.
Para Davidson Magalhães, que falou sobre a luta pelos direitos dos trabalhadores no Congresso Nacional: "Estamos vivendo uma fase em que é necessário combater discursos que não condizem com a realidade do país. O movimento sindical deve fazer esse enfrentamento e combater ideias atrasadas que a mídia manipulada dissemina a todo instante".
encontro itabuna 2015 3
Já Emanoel Souza conclamou os bancários para a luta: "Nós, bancários, temos que fazer o enfrentamento diário, pois o movimento sindical teve importante participação na eleição da presidenta, mas isso não quer dizer que devemos ser coniventes com tudo. Quando o governo sinalizou a abertura do capital da Caixa, nós fomos contra, fomos pra rua, fizemos paralisações. Esse tipo de mobilização que temos que ter, pois os direitos dos trabalhadores devem prevalecer", discursou.
encontro itabuna 2015 4
Por último, Lucas Galindo, diretor de juventude da Federação dos Bancários, destacou a importância dos jovens no cenário nacional e fez uma exposição da realidade da juventude bancária atual.
Durante o encontro, foram apresentados os dados apurados da Consulta Nacional 2015, feita pelo Sindicato de Itabuna. Após os debates, os participantes almoçaram ao som do Grupo Tribal.
Feebbase - Com informações do SEEB-Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário