quinta-feira, 26 de março de 2015

Por todo o Brasil, comunistas celebram os 93 anos do PCdoB

Militância de todas regiões do país celebram os93 anos do PCdoB
 

 
Foto-montagem
Militância de todas regiões do país celebram os93 anos do PCdoB   

O PCdoB comemorou ontem, quarta-feira (25), 93 anos de lutas em defesa do Brasil e o do seu povo. Atividades, debates políticos e solenidades estão ocorrendo por todo o país, resgatando a história do Partido e relembrando a importância da sigla para a sociedade brasileira.
  

Além da solenidade nacional realizada nesta última segunda-feira (23), no Maranhão, que contou com a presença de lideranças partidárias, parlamentares, secretários e dirigentes do movimento social do PCdoB, em todas as regiões do país os comunistas estão celebrando durante o mês de março o aniversário do Partido. 

Ceará

Reunidos em um dos principais e mais simbólicos Locais de Fortaleza, a pracinha da Gentilândia na manhã desta quarta-feira (25), militantes, filiados, parlamentares dirigentes e amigos comemoraram os 93 anos do PCdoB. No Ceará, as festividades do aniversário do Partido coincidem com a data magna estadual, o 25 de março, que marca o pioneirismo do estado na luta abolicionista contra a escravidão negra.

Luís Carlos Paes, presidente estadual do Partido no Ceará, faz um resgate histórico dos momentos em que governos progressistas foram barrados pela direita no país, “Getúlio buscava construir um projeto de desenvolvimento nacional e ao mesmo tempo tinha sensibilidade para os problemas dos trabalhadores, teve uma pressão violenta das mesmas forças políticas que hoje pressionam o atual governo. Já o Governo de João Goulart propôs reformas de base e foi apeado do poder por um golpe, com apoio de segmentos da classe média conservadora, resultando em 21 anos de ditadura militar no Brasil, um verdadeiro retrocesso na nossa história”.

Jovens comunistas defendem a bandeira do PCdoB

Sarah Cavalcante, presidente da União da Juventude Socialista no Ceará (UJS-CE), dá o recado para os que ainda defendem o retrocesso, “vou mandar um recado para os conservadores e fascistas que estão por aí: A juventude, essa que defendeu a democracia há anos continua de prontidão para defendê-la. É com muito orgulho que a UJS carrega em si o sangue da juventude do Araguaia, heróis do povo e da juventude brasileira”.

Distrito Federal
Em Brasília, o PCdoB organizou um debate sobre a Reforma Política em sua sede nesta terça-feira (24). O fórum contou com a presença do ex- deputado federal constituinte e dirigente do nacional do Partido, Aldo Arantes, que salientou o momento importante de unir forças para derrotar o golpismo e garantir a reforma política democrática e popular. O dirigente também destacou a responsabilidade histórica dos comunistas na história do país.

Pará
Na última quarta-feira (18), foi realizado na Câmara Municipal de Belém (PA), um ato político em homenagem aos 93 anos do PCdoB. A sessão contou com parlamentares, lideranças do movimento social e secretários do PCdoB do estado.

Foram homenageados na solenidade, quadros importantes para na história do PCdoB no estado, como o Ex-deputado Paulo Fonteles, assassinado no dia 11 de junho de 1987 pelos latifundiários e o ex-presidente do PCdoB Estadual, Neuton Miranda, falecido no dia 20 de fevereiro, vitima de infarto.

Rio Grande do Sul

Na última quinta-feira (19), o PCdoB foi homenageado em Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, pela passagem de seus 93 anos, que completa na próxima semana (25). O ato proposto pela líder do partido e também presidente estadual da sigla, deputada Manuela d’Ávila, resgatou durante 20 minutos a história da legenda e as bandeiras defendidas pelos comunistas.

Próximas atividades 

Na próxima segunda-feira (30), O PCdoB-São Paulo realizará um ato de comemoração pelos 93 anos do Partido no auditório do Sindicato dos Engenheiros. O evento contará com dirigentes, parlamentares e lideranças do movimento social de todo o estado.

O PCdoB-Goiás realizará no próximo sábado (28), na Assembleia Legislativa, o debate “O que querem os (as) comunistas”, que contará com a deputada estadual Isaura Lemos, presidenta regional do PCdoB em Goiás; o professor Nivaldo Santos, secretário de Organização do Comitê Estadual; a vereadora Tatiana Lemos; o advogado Bruno Pena, presidente do PCdoB de Goiânia; e Euler Ivo, secretário de Formação do Comitê Estadual.


De São Paulo,
Laís Gouveia, com informações das sucursais dos estados do Pará, Rio Grande do Sul e Ceará

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário