sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Justiça da Suíça ordena buscas no HSBC

Enquanto no Brasil, parlamentares e imprensa fazem silêncio sobre o escândalo do HSBC, que tem nomes de 8.667 brasileiros milionários, com depósitos sem origem comprovada, a Procuradoria da Suíça toma atitude e acaba de ordenar buscas no banco inglês.  
 
A organização financeira foi denunciada por facilitar a sonegação de impostos de cerca de 100 mil clientes. A ação fraudulenta teria causado um rombo de R$ 300 bilhões com evasão de divisas em diversos países.
 
O Brasil tem a quarta maior carta de clientes envolvidos no escândalo de sonegação. O rombo estimado aos cofres públicos do país é de R$ 20 bilhões. A Receita Federal informou que teve acesso à parte da lista dos titulares de contas e pretende apurar as operações ocorridas entre 2006 e 2007.
 
A estratégia do HSBC ajudou sonegadores e até criminosos condenados por escândalos financeiros e tráfico de drogas omitirem milhões de dólares em investimentos por meio de distribuição de produtos bancários não identificados.
 
As denúncias mostram que o banco permitia que os clientes retirassem maços de dinheiro em moedas estrangeiras e não em Marco Suíço, o que caracteriza o crime de sonegação de imposto. 

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário