terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Guerra é utilizada como saída para crise do capitalismo

 Alguns setores conservadores da sociedade internacional buscam na guerra uma saída para a crise do capitalismo. Esta é a avaliação de Jamil Murad, presidente municipal do PCdoB de São Paulo, sobre a atual conjuntura dos conflitos espalhados por diversas partes do globo.


 
Faltando poucos dias para o aniversário de 10 anos do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos pela Paz (Cebrapaz), Murad acredita que “a guerra é uma preocupação cotidiana, por isso, neste contexto, o Cebrapaz é uma entidade que procura se posicionar, aglutinando forças para defender a paz, defender os povos”.

Ele lembra ainda que a posição da população brasileira, tradicionalmente, sempre foi a de valorizar a paz. “Os que morrem na guerra são os trabalhadores, são os filhos dos trabalhadores.”

O Cebrapaz foi fundado em 10 de dezembro de 2004, no momento em que os Estados Unidos tinham invadido e ocupado o Iraque e os povos de todo o mundo se levantavam para protestar contra mais uma guerra imperialista. Desde então, passou a desenvolver atividades como oficinas, apresentação de filmes, seminários e manifestações, bem como se integrou aos diversos comitês de solidariedade existentes em países como: Cuba, Colômbia, Venezuela, Palestina, Síria e Saara Ocidental.

Para o editor da revista Zunai, o professor e poeta Claúdio Daniel, a solidariedade internacional é muito importante para a juventude e para os trabalhadores, por isso uma entidade como o Cebrapaz se torna fundamental para levantar estas questões.

“Se pegarmos o Oriente Médio, como exemplo, podemos analisar diversas situações. Tem a questão da resistência política contra o imperialismo, o Brasil possui muitos muçulmanos morando em seu território, tem a questão econômica e suas implicações em decorrência dos conflitos. Toda a vez que tem guerra o preço do petróleo sofre alterações.”

Para os próximos anos, Ricardo Alemão Abreu avalia que o desafio do Cebrapaz é conseguir criar um movimento ainda mais amplo e maciço no Brasil na luta pela paz e pela soberania dos povos.

O secretário de Relações Internacionais do PCdoB lembra ainda que “este movimento pela paz através da entidade renova uma tradição do Partido Comunista do Brasil que é a luta contra o imperialismo, retoma e reforça um marco histórica do PCdoB que é a luta pela paz”.

Atualmente, o Cebrapaz possui atuação direta em dezoito estados brasileiros e tem entre seus membros trabalhadores, sindicalistas, estudantes, professores, parlamentares e militantes dos mais diferentes movimentos sociais.

No próximo dia 9 de dezembro, o Cebrapaz nacional fará uma atividade para comemorar seus 10 anos. Será na Sala Sérgio Viera de Mello da Câmara Municipal de São Paulo (estação Anhangabaú do metrô).

Haverá uma breve apresentação do histórico e das lutas atuais da entidade, a assinatura de novos convênios com entidades estudantis e sindicais e um coquetel com música ao vivo e poesia.

Tayguara Ribeiro, da Redação do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário