sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Irã refuta alegações falsas de relator da ONU sobre direitos humanos


"Apesar das interações positivas do Irã, ele (Shahid) nunca mencionou estes casos", disse o membro permanente do Irã nas Nações Unidas, Foruzande Vadiati.

Ao caracterizar como falsas e infundadas as acusações feitas pelo diplomata Shahid, a diplomacia persa ressaltou que o relatório foi produzido como parte das "políticas externas de países específicos", com a intenção de promover "Iranophobia e islamofobia”.

"Vamos continuar lutando para desenvolver os direitos humanos, não por conta de resoluções emitidas por razões políticas, mas pelas exigências da nação e do governo", disse ele.

Shahid Ahmad apresentou seu mais recente relatório sobre direitos humanos no Irã perante uma comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), nesta semana.

O funcionário da ONU afirmou ter detectado nos últimos dois anos uma "deterioração" da situação dos direitos humanos no território iraniano.

O secretário do Conselho de Direitos Humanos no Irã, Mohammad Javad Larijani, lamentou que Shahid tenha se tornado um ator para difundir propaganda contra o país persa.

Shahid Ahmad, nomeado em 2011 para o cargo para um período de três anos, tem apresentado inúmeros relatos unilaterais sobre a situação dos Direitos Humanos no Irã, que vem lançando acusações infundadas contra o país persa.

Por outro lado, Teerã se queixou repetidamente que ele não possui competência para ser relator para direitos humanos e que suas avaliações são falsas.

Da redação do Vermelho,
com informações da Hispan TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário