quarta-feira, 8 de outubro de 2014

FHC estimulou ataques a Nordestinos

"A notícia de que eleitores tucanos do Sul e do Sudeste estão insultando os eleitores petistas do Norte e Nordeste se espalhou como fogo pela imprensa destas duas regiões", escreve Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania; ele ressalta que mensagens ofendendo eleitores de Dilma no Nordeste vieram à tona depois da entrevista de FHC na qual acusou os eleitores da presidente de serem "mal-informados" e residentes "nos grotões".

Por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania


De domingo para cá, tal qual ocorreu em 2010 uma onda de racismo começou a se insinuar na internet. E, mais uma vez, o alvo foi o povo nordestino, responsável por parte expressiva dos votos que Dilma Rousseff recebeu na eleição de domingo passado.


Na manhã de segunda-feira, ocorreu um fato que pode explicar o aumento daquela onda racista: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma entrevista ao portal UOL na qual acusou os eleitores da presidente de serem "mal-informados" e residentes "nos grotões".



Pouco após a entrevista do tucano ao portal de internet do Grupo Folha, colunista do jornal mineiro O Tempo posta no Twitter proposta de separar o Sul e o Sudeste do Norte e do Nordeste por conta de o povo destas duas últimas regiões ter votado maciçamente em Dilma.

Já no domingo, quando os votos começaram a ser apurados, aqui e ali já se viam manifestações de racismo no Twitter, mas esse fenômeno só começou a tomar corpo após a entrevista de FHC. Na tarde de segunda, a onda racista já se espalhara como uma praga.
Fonte: Blogdacidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário