sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Plebiscito popular por reforma política já tem mais de 30 mil urnas pelo país

O plebiscito popular por uma Constituinte exclusiva e soberana do sistema político ganha cada vez mais as ruas e redes sociais do Brasil. Já são mais de 30 mil urnas distribuídas por todos os estados brasileiros, inclusive nas capitais.
A consulta por reforma política segue até domingo, dia 7 de setembro. O objetivo é criar uma força social capaz de pressionar o Congresso Nacional pela convocação de uma Constituinte exclusiva e soberana, para discutir questões como o financiamento privado de campanhas eleitorais, a representatividade no Parlamento e os mecanismos de democracia direta.
Nessa mobilização, mais de 100 mil pessoas trabalham voluntariamente pela coleta de votos, que acontece também pela internet. Desde o primeiro dia de votação, que se iniciou na última segunda-feira (1), o site do plebiscito já teve mais de três milhões de acessos.
A expectativa é que candidatos às eleições deste ano também aproveitem o período eleitoral para marcar posição a favor da mudança nas regras do sistema político. Nesta quarta-feira (3), o ex-presidente Lula votou pelo sim em campanha na Bahia. Nos próximos dias, a presidenta e candidata Dilma Rousseff (PT) e o candidato Eduardo Jorge (PV) devem registrar o "sim" a favor do plebiscito. A candidata Luciana Genro (PSOL) também já registrou sua manifestação favorável à consulta popular.
O voto pelo sim no plebiscito popular poderá ser dado em urnas instaladas em praças, parques, estações de metrôs e em outros lugares de aglomeração pública. A votação pela internet acontece no endereço www.plebiscitoconstituinte.org.br.
*Fenae  via Feeb-Ba-Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário