segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Movimentos sociais realizam ato em defesa do povo palestino

manifestacao-palestina
Vários representantes de entidades sindicais e movimentos sociais da Bahia participaram no dia 30/7, na Praça da Piedade, em Salvador, de um ato em defesa do povo palestino, que vem sofrendo um verdadeiro massacre por parte de Israel, na Faixa de Gaza. A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e o Sindicato da Bahia participaram da manifestação.
Para o presidente da Federação, Emanoel Souza, "a única força possível para barrar o genocídio em Gaza é a opinião pública mundial. Israel comete essas barbaridades porque tem o respaldo imperialista norte-americano e europeu." Já Augusto Vasconcelos, presidente do SEEB-BA, declarou que é preciso observar as maiores vítimas: mulheres, pobres e crianças.
manifestacao-palestina02
Manifestação - Com uma enorme bandeira da Palestina e bolas de soprar, os presentes buscavam conscientizar a população sobre o crime que tem vitimado mais de 1.300 palestinos, a maioria mulheres, crianças e idosos. Vestidos com as cores da bandeira da Palestina, branco, verde, preto e vermelho, os manifestantes seguiram em caminhada até a praça Castro Alves, local em que acenderam velas em alusão aos mortos pelo conflito.
Organizado pelo Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) e pelo Fórum Internacionalista em Defesa dos Povos Vítimas de Agressão Imperialista e Neocolonialista, o ato contou com a distribuição de um manifesto sobre a situação do povo palestino. Participaram da manifestação representantes da UBM, Unegro, CTB, União da Juventude Socialista (UJS), União dos Estudantes da Bahia (UEB), PT, entre outros.
Apoio dos bancários - Tanto na 16ª Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe como também na Conferência Nacional, foram aprovadas moções em solidariedade ao povo palestino diante do massacre perpetrado por Israel. Veja abaixo a íntegra da moção da conferência interestadual:
Moção em solidariedade ao povo palestino
Os delegados reunidos na 16a Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe vêm a público manifestar total solidariedade ao povo palestino e seu repúdio ao massacre que está sendo perpetrado na Faixa de Gaza pelo Estado Sionista de Israel.
Ao mesmo tempo apelamos para que os organismos internacionais intercedam pela imediata interrupção do genocídio contra o povo palestino em Gaza. O que assistimos não tem a ver com um conflito religioso entre judeus e muçulmanos, mas a expressão iníqua e covarde do Estado Sionista.
Lutamos pela paz e pela autodeterminação dos povos em todos os lugares do planeta.
Salvador – Bahia, 20 de julho de 2014
16a Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe

Com informações do Vermelho (BA)
Fonte: Feeb-Ba/Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário