sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Lucro em curva ascendente nos bancos

Os bancos em atividade no Brasil navegam em maré mansa e, apesar da calmaria, exploram clientes e funcionários sem dó nem piedade. O clima é tão favorável que especialistas afastam qualquer possibilidade de tempestade. O que vem por aí é mais vento brando e recorde de lucro.

O aumento do spread bancário, diferença entre os juros pagos aos correntistas e os cobrados nos empréstimos, e a redução da inadimplência são os principais responsáveis pela elevação dos ganhos. 

A projeção é de que no primeiro semestre a alta chegue a 11,9% na comparação com o mesmo período de 2013. Os balanços divulgados até o momento mostram que o índice será bem maior. Para se ter ideia, Bradesco, Santander e Itaú lucraram, juntos, R$ 19,5 bilhões entre janeiro e junho.

Tanto dinheiro vai apenas para os grandes acionistas. Bancários e clientes ficam a ver navios, literalmente. Os funcionários do setor mais rico da economia sofrem com as péssimas condições de trabalho, a sobrecarga, devido ao quadro de pessoal reduzido e o aumento da demanda, sem falar das metas e do assédio moral.

Já os clientes pagam as taxas de juros mais altas do mundo e não têm garantia de atendimento de qualidade nas agências. Para piorar, muitas vezes são empurrados para o correspondente bancário, local sem qualquer tipo de segurança. 

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário