terça-feira, 26 de agosto de 2014

Carta de Saubara: por uma maior participação dos jovens bancários no movimento sindical

3-encontro-juventude-2014-8
Com o objetivo de mobilizar os jovens para a luta dos trabalhadores e incentivar uma maior participação na atividade sindical, aconteceu no último final de semana (23 e 24/08), em Saubara, o 3o Encontro da Juventude Bancária da Bahia e Sergipe, no Águas Claras Beach Resort.
Participaram do encontro, 126 jovens bancários, até 34 anos, representantes dos sindicatos da Bahia (41), Feira de Santana (11), Jequié (4), Ilhéus (12), Jacobina (8), Sergipe (6), Itabuna (21), Irecê (21) e Camaçarii (2). Foram dois dias de grandes debates, lazer e integração da categoria, com a disposição e a irreverência que são marca da juventude.
"Esse encontro anual de jovens, já em sua terceira edição, confirma o acerto da Federação em promover um sindicalismo mais dinâmico, à medida em que busca compreender e se aproximar de um segmento tão importante para a categoria, a juventude", avaliou o diretor de Juventude da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Lucas Galindo.
3-encontro-juventude-2014-4
Para Emanoel Souza, presidente da Federação, o evento foi um importante passo na busca por renovação das ideias. "O encontro reforça a nossa política de dar voz aos jovens, e, além disso, empoderá-los para buscar intervenções a partir das suas reivindicações."
Debates - No sábado pela manhã, os bancários discutiram a participação social da juventude, com a participação do jornalista e presidente do Centro de Estudos e Mídia Alternativa Barão de Itataré, Altamiro Borges. "Estamos vivendo uma fase muito contraditória. A juventude tem dado sinais de insatisfação, mas, por outro lado, essa insatisfação não tem sido canalizada. Uma alternativa para os jovens é ir para dentro dos sindicatos e arejar as ideias nas entidades. A mudança depende dessa mobilização", defendeu Altamiro na sua palestra.
3-encontro-juventude-2014-5
À tarde, quatro grupos de trabalho debateram a participação dos jovens no movimento sindical bancário com apresentação de relatórios. À noite, foi o momento de descontração e lazer com a festa no quiosque do Resort. No domingo pela manhã, foram aprovadas a Carta de Saubara e o planejamento estratégico de ação da juventude bancária para os próximos três anos. O evento foi finalizado com a eleição da nova Comissão da Juventude Bancária da Bahia e Sergipe.
Leia abaixo a Carta de Saubara:
Carta de Saubara
Vivemos um momento de grandes ebulições. A crise econômica internacional acertou em cheio o sistema financeiro e desmontou a crença de que um mercado desregulado pode conviver com o bem-estar social.
No Brasil, a preservação do emprego e da renda foi decisiva para contornar os efeitos desta conjuntura adversa ao mesmo tempo que favorável à construção de alternativas.
A classe trabalhadora, para ampliar seu protagonismo nesse processo de disputa de projetos, precisa estar cada vez mais organizada e unificada.
No setor mais lucrativo da economia, os bancos, o movimento sindical deve estar atento ao desafio de se aproximar da juventude.
Convictos disso, valorizamos as iniciativas da Federação dos Bancários Bahia e Sergipe de criar a diretoria de juventude e realizar encontros anuais com os colegas mais novos. Defendemos o fortalecimento da comissão de juventude da federação, bem como tornar estes espaços de participação uma política permanente do movimento de trabalhadores.
Com a certeza na frente e a história nas mãos, estaremos na linha de frente para impulsionar as transformações de que nosso povo necessita.
As causas coletivas representam o que há de mais nobre nas virtudes humanas. Estimulados por dois dias de intensa troca de experiências neste encontro, conversaremos com cada colega nas agências, atraindo mais pessoas para o movimento e fortalecendo nossa causa.
Está na hora de reencantar os bancários. A juventude já entrou no jogo!
Saubara (BA), 24 de Agosto de 2014.
Fonte: Feeb/Ba-Se - título nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário