sexta-feira, 16 de maio de 2014

Jandira manifesta solidariedade do PCdoB ao povo palestino

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Federal Jandira Feghali (RJ), em pronunciamento no Plenário da Câmara, nesta quinta-feira (15), registrou a solidariedade da bancada do PCdoB ao povo palestino, na data conhecida como Al Nakba – a catástrofe. Na data de 15 de maio, ocorrem manifestações para lembrar que entre 1947 e 1948, mais de 800 mil palestinos foram expulsos de suas terras, cidades e aldeias durante a criação do Estado de Israel.


redecastorphoto.blogspot.com
 Crianças assassinadas pelos judeus durante a Nakba (catástrofe).  Crianças assassinadas pelos judeus durante a Nakba (catástrofe).
“Levantamos aqui a bandeira do povo palestino, o direito dos refugiados de retornarem ao seu chão. O direito de restabelecer seu território, sua soberania e, principalmente, o direito à liberdade, a uma vida digna, sem muros e arames farpados. As chaves guardadas, em grande parte de casas destruídas, anseiam por este dia, o dia em que a catástrofe dará lugar à justiça”, afirmou a líder comunista.

Ao lembrar e prestar homenagem “àqueles que perderam suas vidas em consequência dos conflitos”, Jandira (foto) ressaltou que defende a Resolução 181 da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 1947, decidiu pela criação dos estados da Palestina e de Israel.

Segundo a resolução da ONU, o Estado judeu deveria ter ficado com 54% da terra chamada de Palestina histórica. Os palestinos ficariam com 44%, e 2% seriam destinados a Jerusalém como cidade internacional.

Em 1948, entretanto, Israel ocupou mais 24% do território, totalizando 78%. Em 1967, Israel ocupou, militarmente, 100% do território palestino, na guerra de Yom Kippur. Hoje, o que resta para os palestinos é apenas 8%, em territórios conhecidos como Faixa de Gaza e Cisjordânia.

De Brasília
Márcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário