quarta-feira, 30 de abril de 2014

Trabalhadores da Bahia comemoram o Primeiro de Maio com festa

As centrais sindicais CTB, CUT, NCST e UGT uniram forças para construir um grande ato de celebração do 1º de Maio em Salvador. Na quinta-feira, a partir das 14h, o Terreiro de Jesus, no Pelourinho, será o palco da festa da classe trabalhadora, que contará com shows de Zelito Miranda, Adão Negro e de bandas locais de partido alto.
Com o tema: "Por mais direitos e qualidade de vida", o evento vai reunir trabalhadores de diversas categorias, lideranças sociais, sindicais e políticas. "O Brasil vive um momento de efervescência da luta política, das lutas sociais e também da luta dos trabalhadores para ampliar os nossos direitos e garantir nossas conquistas históricas. Por isso, nós da CTB e os companheiros das demais centrais nos empenhamos para construir um grande 1° de Maio", afirmou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.
"Entendemos que a luta dos trabalhadores só vai avançar à medida que nos unificarmos em torno delas. A união das centrais representa o consenso em torno de bandeiras de lutas históricas e atuais para avançarmos nos direitos da classe trabalhadora. O nosso 1º de Maio é exatamente isso, o momento de unificar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país, defendendo bandeiras como o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho, além de debater que país nós queremos. Este é o momento da construção da nossa luta, em que temos que deixar bem claro que queremos mais empregos de qualidade, mais educação, mais saúde e queremos Copa do mundo também. Não há nenhuma contradição nisso", acrescentou.
Para fazer uma grande festa, o presidente da CTB Bahia orientou os sindicatos cetebistas a convidar os trabalhadores de suas bases para o evento. "Vamos comemorar o 1º de Maio da melhor forma que sabemos, mobilizando os trabalhadores para celebrar as conquistas e permanecer atentos à luta. Tudo isso ao som de uma boa música", concluiu.
Confira a programação da festa em Salvador:
14 h – Abertura
14h30 – Shows com bandas de partido alto
15h30 – Intervenções dos sindicatos
16h- show da banda de reggae Adão Negro
17h30 – Intervenções das centrais e lideranças políticas
18h30 – Show do cantor de forró Zelito Miranda
20h – Encerramento
Ilhéus - Para comemorar o 1º de Maio, o Sindicato dos Metalúrgicos nas Indústrias de Ilhéus, Itabuna e Região e os sindicatos filiados à CTB vão realizar a Festa do Trabalhador. A festa está marcada para esse quarta feira (30/04) véspera de feriado , na Praça da Catedral, centro de Ilhéus, a partir das 18 horas.
Feira de Santana - O Dia do Trabalhador será comemorado no Clube dos Bancários no Bairro Santa Mônica, em Feira de Santana, com presenças dos trabalhadores bancários, comerciários, rodoviários, borracheiros e de várias categorias. Além de intervenções sobre as bandeiras de luta das representações, está sendo organizado atividades esportiva e cultural e show musical ao vivo.
Manifestações, passeata e Festa em Itabuna
Manifestação na fábrica da Trifil em 28/04
“Comunicação: O Desafio do Século”  é o tema da comemoração do 1º de Maio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/Regional Sul da Bahia).
Para a CTB, não será possível avançar nas lutas dos trabalhadores se não existe democratização nos meios de comunicação. Segundo estudo do Coletivo Intervozes apenas seis famílias formam o grande grupo midiático que controla mais de 550 veículos de comunicações no Brasil.
A CTB Regional Sul da Bahia iniciou as comemorações alusivas ao Primeiro de Maio – Dia Internacional do Trabalhador  com uma intensa agenda de mobilizações dos trabalhadores em Itabuna. 
Na segunda-feira, aconteceu manifestação em frente à fábrica da Trifil. Na terça-feira, os sindicatos realizaram um grande ato na praça Adami, centro da cidade. Hoje, quarta-feira, 30/4, a CTB realizou manifestação junto com os servidores municipais no pátio da Prefeitura seguida de uma passeata que seguiu até o centro da cidade. 

Paralisação dos servidores municipais de Itabuna hoje, 30/04
Amanhã, quinta-feira, 1/05, acontece a grande festa com bandas na Usemi com animação das bandas Pastilhas Coloridas, Lordão e Armandinho, Dodó & Osmar, o mais tradicional grupo carnavalesco da Bahia.
Para participar do evento, os trabalhadores deverão apresentar o convite individual acompanhado de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para o Albergue Bezerra de Menezes e Núcleo Cuidar.
CTB/Regional Sul da Bahia apoia a paralisação dos servidores municipais de Itabuna, hoje 30/04
Durante a festa haverá recolhimentos de assinaturas ao abaixo-assinado para o Projeto de Iniciativa Popular pela Democratização das Comunicações.


CTB-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário