sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Famosos apoiam jornada pela liberdade de cubanos presos nos EUA


O ator Danny Glover, que também coordena a campanha,
 faz discurso a favor da libertação dos cubanos presos nos EUA.

Nesta sexta-feira (7), foi divulgada a campanha da 3ª Jornada "5 dias pelos Cinco", que acontecerá em Washington, a favor da liberdade dos antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos desde 12 de setembro de 1998. Um grupo de personalidades de várias partes do mundo expressou seu apoio ao grupo de agentes da Rede Vespa. Dentre eles, Danny Glover, Noam Chomsky, Ignacio Ramonet e Fernando Morais somaram suas vozes para pedir a correção da injustiça cometida contra os Heróis de Cuba.


"Os Cinco" eram agentes de inteligência cubanos, que foram condenados em Miami por conspiração para espionar e assassinar, entre outras acusações. Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando e René González, estavam nos Estados Unidos para observar grupos de oposição ao governo de Fidel Castro que, dentre outras ações violentas, tinham como prática invadir o espaço áereo e sobrevoar plantações para espalhar pragas nas lavouras da ilha. 

O ator Danny Glover, que também coordena a campanha, afirma em um vídeo que "o presidente Obama deveria perdoar os membros do grupo dos Cinco, porque eles eram soldados de primeira linha contra o terrorismo. Mas ao invés de utilizar as informações que eles compilaram para prender as pessoas que estavam praticando atentados contra civis cubanos, o FBI prendeu estes cinco homens".

Segundo o filósofo Noam Chomsky, “a situação dos Cinco é um escândalo tal, que é difícil falar sobre ela".

Dentre as personalidades que apoiam a libertação dos cubanos, estão ainda Angela Davis, Ignacio Ramonet, Alice Walker, Gilbert Brownstone, Tom Hayden, Dores Huerta, Ramsey Clark, Miguel D'Escoto, John Cavanagh, Jane Franklin, Piero Gleijeses, Stephen Kimber e Fernando Morais.

Confira aqui todas as notícias sobre os antiterroristas cubanos publicadas no Vermelho

A prefeita da cidade californiana de Richmond, Gayle McLaughlin, divulgou um vídeo pedindo que mais pessoas adiram à jornada que acontecerá entre os dias 4 e 11 de junho. Trata-se de uma das principais ações do movimento de solidariedade neste ano.

O encontro reiterará o reclame mundial para que Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerreiro e Fernando González (que cumpre integralmente sua condenação no final deste mês) sejam devolvidos a sua pátria.

O antiterrorista cubano Fernando González, de 50 anos, deve ser libertado até o próximo dia 27 de fevereiro, depois de passar 15 anos preso nos EUA. Com a saída de Gonzáles da prisão, são dois dos cinco do grupo que estão em liberdade. Em 2011, René González saiu do cárcere e hoje reside em Havana. Os outros três agentes, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, seguem cumprindo pena em Miami.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho - com informações da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário