quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

UFBA empossa Comissão de Verdade

Governador Jaques Wagner participa da cerimônia de
 posse dos integrantes da Comissão Estadual da Verdade.
Em uma cerimônia aberta, a UFBA (Universidade Federal da Bahia) empossou, ontem, quarta-feira (04/12), os nove integrantes da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da Universidade, criada para investigar a relação da instituição de ensino com as violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura militar (1964-1985). O evento aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, no Canela, em Salvador.

A posse foi dada pela reitora Dora Leal aos professores Iracy Silva Picanço, João Augusto de Lima Rocha, Emiliano José, Olival Freire e Ilka Bichara, aos estudantes Leandro Coutinho e Jéssica Santos, e ao servidor técnico-administrativo Umberto Carvalho Bastos. A coordenação do grupo será do professor Othon Jambeiro Barbosa.

“Apesar de, em alguns momentos, ser doloroso, é preciso esclarecer o passado. Não se trata de acusar ou absolver, mas revelar as ações de alguns indivíduos contra os direitos humanos. A UFBA precisa reconhecer os abusos do passado”, disse o coordenador Othon Jambeiro Barbosa.

O trabalho da comissão será pautado, essencialmente, na localização, análise e catalogação de documentos que estão em posse da Universidade e que possam estar relacionados à violação de direitos humanos e liberdades individuais no período do regime militar. Naquela época, professores, servidores e alunos foram presos e expulsos pela posição contrária ao golpe.

Homenagem


A Comissão de Memória e Verdade da UFBA homenageia o professor da Universidade Milton Santos, preso e exilado durante a ditadura militar. Milton se formou em Direito pela mesma instituição e concluiu o doutorado em Geografia pela Universidade de Strasburgo – área em que mais se destacou.


Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário