sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Horários de coleta de lixo são definidos em Itabuna

Atendendo a determinação da Prefeitura de Itabuna, a Biosanear, empresa vencedora da licitação da limpeza pública, começou a adotar as medidas exigidas em contrato para assegurar a melhoria na qualidade dos serviços de coleta de lixo da cidade. Entre os objetivos está o de evitar lixo espalhado nas ruas e a proliferação de doenças, como hanseníase. Ontem, quinta-feira, 12, a empresa iniciou uma campanha de conscientização para que os moradores coloquem o lixo em horário próximo ao da passagem dos caminhões.
            A campanha começa pelo Banco Raso, com distribuição de panfletos e envio de cartas, principalmente, para os moradores do Conjunto Habitacional BNH, um dos maiores condomínios da cidade. Nas proximidades do Centro Administrativo Firmino Alves, onde funciona a Prefeitura, também será intensificada a fiscalização pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur.
            O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Itabuna, Vicente José da Silva, explica que outra medida importante é a substituição de caixas coletoras e distribuição de novas em pontos estratégicos da cidade. Os primeiros beneficiados com a colocação dos equipamentos foram os moradores dos bairros Nova Califórnia, Corbiniano Freire e Novo Horizonte.
            Além dos bairros, Vicente está preocupado com a limpeza no centro da cidade. Ele apela principalmente aos donos de restaurantes que não coloquem o lixo na rua depois que os caminhões passarem ou muito tempo antes. “Porque o tempo que o lixo fica sem ser recolhido pode ser remexido e se espalhar. Depois do horário, o lixo vai ficar na rua e isso prejudica o trabalho e, principalmente, a população”.

Horários definidos

De acordo com a gerente da Biosanear, Paula de Queiróz Leal, a distribuição das caixas coletoras facilita o lado da empresa e também o lado dos moradores e deixou a coleta de lixo mais eficiente. Já nas feiras-livres do São Caetano, Califórnia e Centro Comercial as caixas coletoras foram trocadas. “Mas é importante que as pessoas coloquem o lixo em horário próximo ao do recolhimento”, pede a gerente. Nesta quarta-feira, a empresa começou a divulgar os horários de coleta nos bairros e no centro da cidade. 
            Paula de Queiróz afirma que a tendência é a melhoria na qualidade dos serviços e avisa que às segundas-feiras, eventualmente, pode ocorrer um pequeno atraso no horário da passagem dos carros compactadores porque a quantidade de lixo produzido no final de semana é maior.
Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Vicente José da Silva, a Prefeitura estará atenta para que a empresa mantenha e amplie a qualidade dos serviços. “O prefeito Claudevane Leite cobra diariamente a melhora no serviço e é isso o que estamos querendo da Biosanear, que vem cumprindo com o planejado. Em pouco tempo a população vai ver uma cidade bem mais limpa”, afirma.
Fonte: Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário