quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Bolivianos celebram dia da Pachamama, a Mãe Terra

Mesa de oferendas para a Pachamama

Milhares de bolivianos celebram, nesta quinta-feira (1º/08) o dia da Pachamama. Desde a noite de quarta (31), diversas pessoas se reuniram em importantes sítios arqueológicos do país para fazer oferendas para a Pachamama, principal divindade do país.


Desde o início do dia, foram preparados alimentos para dar de comer à Mãe Terra. Eles também pedem proteção contra espíritos malignos e um bom ano de colheita.


“Em agosto a Terra está começando a sair do inverno, concluiu a primeira etapa das colheitas e tem mais fome do que o normal, por isso é preciso alimentá-la com doces e sullus” — que são fetos de lhamas e ovelhas”.

Em 15 de janeiro deste ano, a Bolívia deu um passo importante em nível mundial ao reconhecer a condição "sagrada" da terra, com a promulgação da Lei da Mãe Terra e Desenvolvimento Integral para o Bem Viver. O texto recupera elementos ancestrais da cultura andina que nunca deixaram de existir, embora estivessem escondidos sob o domínio colonial e com os sucessivos entreguistas.

“A terra vista como Pachamama, não na sua percepção folclórica ou anacrônica, mas como um sistema vivo, no qual o ser humano é só mais um elemento. Garantir o equilíbrio desse sistema passa a ser fundamental também para a sobrevivência da espécie”, considerou a jornalista Eliane Tavares, em artigo publicado por ocasião da promulgação da lei. 



Da Redação do Vermelho, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário