sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bahia é o quarto em ataques a bancos

As ocorrências contra as agências bancárias têm assustado cada vez mais a população. No primeiro semestre deste ano, foram, em média, 8,24 ataques por dia no país, o equivalente a 1.484 casos entre janeiro e junho. Crescimento de 17,7% ante o mesmo período de 2012, quando foram registrados 1.261 ataques. 
 
Do total deste ano, 431 foram assaltos, consumados ou não, e 1.053 arrombamentos e explosões em unidades bancárias, postos de atendimento e caixas eletrônicos.

A Bahia está entre os estados com maior número de ocorrências, 100 no total, dado que deixa em quarto lugar da lista. A liderança é de São Paulo, com 334 ataques, seguido de Minas Gerais (170) e Paraná (118).

 
O número de assaltos da pesquisa divulgada é 2,6 vezes maior do que a estatística da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que apurou apenas 163 assaltos entre janeiro e junho, 268 a menos do que o levantamento feito pelos trabalhadores. 
 
Falta investimento
Além da contagem equivocada da Federação, estudos do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-econômicos) comprovam que os bancos não investem em segurança. Mesmo com lucro de mais de R$ 30 bilhões no primeiro semestre, os seis maiores bancos do país investiram apenas R$ 1,6 bilhão em segurança. 

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário