sexta-feira, 19 de julho de 2013

Estados Unidos constroem novo centro de espionagem na Alemanha

Apesar das fortes críticas internacionais contra a espionagem global praticada pela Agencia de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), foi revelado ontem, quinta-feira (18) que a organização planeja ampliar suas atividades na Alemanha.


De acordo com uma reportagem do jornal alemão Mitteldeutsche Zeitung, o presidente da agência de espionagem alemã (BND), Gerhard Schindler, confirmou os planos em uma reunião da Comissão de Governo do parlamento alemão. Dias antes, a revista semanal Der Spiegel revelou informações sobre os planos da NSA de construir uma sala de alta tecnologia no novo edifício do centro principal do exército americano na cidade alemã de Wiesbaden.

Segundo a revista, o imóvel deverá custar mais de US$ 124 milhões e terá salas a prova de escutas. A partir delas, a NSA planeja espionar e-mails e chamadas telefônicas na Europa.

Antes de 2015, a atual central da Agência na cidade de Heidelberg será mudada por completo para Wiesbaden.

A construção de tais salas surge em meio à explosão do caso do ex-terceirizado da NSA, Edward Snowden, acusado de espionagem por Washington depois de revelar dados sobre o sistema de vigilância eletrônica estadunidense no mundo.

Snowden permanece na zona de trânsito do aeroporto de Cheremetievo, em Moscou, depois de chegar ali oriundo de Hong Kong, em 23 de junho passado.

Há duas semanas, o também ex-agente da CIA fez um primeiro pedido de asilo à Rússia.

Segundo seu advogado Anatoli Kutcherena, o ex-terceirizado poderia solicitar a cidadania russa, já que não deseja sair do país até que lhe seja concedido um asilo temporário.

Fonte: Prensa Latina via Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário