quinta-feira, 16 de maio de 2013

Congressos dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa começam nesta sexta


Os problemas nos bancos públicos se acumulam. As instituições financeiras, que deveriam dar exemplo e cumprir efetivamente o papel social, precarizam as condições de trabalho, promovem assédio moral, pressionam e ameaçam retirar direitos. Exatamente como fazem as empresas privadas, preocupadas apenas com o lucro.

Além disso, os funcionários dos bancos oficiais ainda lutam pela reposição das perdas salariais nos governos do tucano FHC. Inclusive, a reivindicação certamente estará na pauta específica dos empregados da Caixa e do Banco do Brasil. A definição sobre a minuta completa acontece neste fim de semana durante os congressos nacionais.

Na Caixa, durante o Conecef, os bancários discutem ainda sobre a elevação do piso calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o ticket alimentação para aposentados e outros temas relacionados à saúde do trabalhador.

Já no BB, os funcionários debatem o plano de cargos e salários, plano odontológico, terceirização e o plano de funções comissionadas, implantado de forma unilateral pela direção do banco. 

A Bahia marca presença ativa nos dois congressos, que acontecem entre sexta-feira e domingo, em São Paulo. Para o Conecef vão 20 delegados, eleitos no Encontro dos Bancos Públicos. Do Congresso Nacional dos Funcionários do BB participam 21 delegados.

BNB

O BNB não está de fora. O congresso nacional acontece nos dias 24 e 25 de maio, em Teresina (PI). As pautas têm como prioridade o reajuste do empréstimo de férias pelo reajuste dos salários e o pagamento integral da hora extra. 

Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário