quarta-feira, 1 de maio de 2013

Centro de Controle de Zoonoses prepara nova Feira de Animais


Depois do sucesso da Feira de Adoção de Animais no dia 27 de abril, na Praça Olyntho Leone, no centro de Itabuna, que assegurou um novo lar para 45 cães e gatos, o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ já prepara outra feira de animais em data a ser confirmada. No dia de sua realização, o evento recebeu a visita do prefeito Claudevane Leite e reuniu dezenas de criadores e pessoas que sonhavam em ter um bichinho de estimação em casa.    
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, o médico veterinário Waldemar Oliveira da Fonseca, classificou a feira como muito positiva. Foram adotados 27 gatos e 18 cães, que tinham sido abandonados. “Eram animais que estavam no Centro de Zoonoses, eram muito bem tratados, mas que precisavam de uma família que pudesse oferecer carinho e atenção”, explica.  

A diretora da Associação Ambiental e de Proteção Animal – ABRAPA, a advogada Kátia Lira, informou que ficaram apenas cinco gatinhos sem adoção, mas algumas pessoas se comprometeram em ir ao CCZ para retirar os pequeninos animais, já que muitas delas estavam em horário de trabalho e não tinha levá-los para casa após adotá-los. A ambientalista afirma que a presença do prefeito Vane foi impactante e algumas pessoas comentaram "que nunca pensaram que um prefeito iria ter um olhar para os pobres animais", relatou.

Para ela, a sociedade civil finalmente encontra apoio e está vendo a construção de políticas públicas sérias em relação à posse responsável, ao controle populacional de gatos e cães e ao olhar técnico do CCZ na saúde pública. Já o diretor Waldemar Fonseca afirma que para assegurar que os bichinhos sejam bem cuidados pelas pessoas que os adotaram, médicos veterinários orientaram os novos proprietários sobre suas responsabilidades, como consulta regulares em clínicas veterinárias e manutenção da vacina em dia.  

Waldemar da Fonseca pede aos donos que não abandonem os seus animais e adotem medidas para evitar que fiquem soltos nas ruas, principalmente se forem cães mais agressivos. Ele apela ainda para os criadores que mantenham em dia a vacina dos bichinhos como cuidados essenciais para a saúde deles e das próprias pessoas. 

Fonte: ASCOM/Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário