quinta-feira, 25 de abril de 2013

ONU fará homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer hoje

A torre de 38 andares de altura que acolhe a sede da ONU na orla oriental da ilha de Manhattan foi concluída em 1952
O falecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, um dos arquitetos do Palácio de Cristal que alberga a sede de Nações Unidas em Nova Iorque, será objeto desta quinta-feira (25) de uma homenagem da Assembleia Geral da ONU.

O destacado construtor morreu em dezembro passado aos 104 anos de idade depois de deixar uma variedade de reconhecidas obras em diferentes partes do mundo, em particular em Paris, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas o maior destaque de seu trabalho foi a construção da cidade de Brasília, considerada uma obra mestre do urbanismo e da arquitetura moderna e que faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987.

O tributo a Niemeyer contará com a participação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do presidente da Assembleia Geral do organismo mundial, Vuk Jeremic.

A torre de 38 andares de altura que acolhe a sede da ONU na orla oriental da ilha de Manhattan foi concluída em 1952 e em seu desenho participaram outros renomeados arquitetos como o francês Le Corbusier e o suíço Charles Edouard Jeanneret-Gris.

Em uma mensagem na ocasião da morte do artista brasileiro, o titular da ONU destacou seu vigor, talento, "o poderoso sentido humano que imprimiu em seu trabalho e seu compromisso global".

Por sua vez, a diretora-geral da Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Irina Bokova, opinou que Niemeyer merece o título de artista universal e pai fundador da arquitetura moderna.

Foi um grande humanista intimamente comprometido com as preocupações das cidades e fervente defensor da humanidade, acrescentou.

Fonte: Prensa Latin
a

Nenhum comentário:

Postar um comentário