quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EMASA FOI ENCONTRADA EM ESTADO DE DECADÊNCIA



Direto do Blog do Ricky
O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite concedeu, na manhã desta quarta-feira (16), uma entrevista coletiva à imprensa. O objetivo da entrevista era a de expor as circunstâncias sob as quais a EMASA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento foi encontrada. O atual presidente da empresa, Ricardo Campos Pereira, também participou do evento. Veja, abaixo, os principais pontos da entrevista.
ABANDONO TOTAL E ESTADO DE PRÉ-FALÊNCIA
O presidente da EMASA disse que encontrou a empresa num completo estado de abandono. Os antigos diretores não foram encontrados e sequer tinha material para fazer o tratamento da água. A análise preliminar das contas indicaram que a empresa estava em estado de pré-falência. Vane disse que a EMASA é a maior empresa, em nível municipal, de saneamento no Sul e Extremo Sul da Bahia. Assim sendo, seria inadmissível aceitar que ela continuasse com contas tão extrapoladas. “Em pouco tempo, demos demonstração de que a Emasa é viável. Estamos há apenas 15 dias de gestão e muito do que foi feito pela diretoria da empresa nos dá certeza de nossa decisão”, disse o prefeito.
INVESTIMENTOS
Claudevane Leite fez uma exposição dos investimentos que pretende realizar em relação à EMASA. Vane disse que, para uma cidade com o porte populacional de Itabuna, é necessário que haja um abastecimento de água de 33.252 m³ por dia. A EMASA produz 59.280 m³, só que 50% da água distribuída se perde na rede. Segundo o prefeito, residências sem hidrômetros, vazamentos, desperdício e ligações indevidas são os principais motivos da perda.
Para assegurar que haja economia e preservação da água, a EMASA já reativou o telefone da Central de Atendimento ao Cliente. O telefone da EMASA é o 0800 073 1195. Além disso, a EMASA deverá colocar o seu site no ar nos próximos dias.
A reativação dos canais de comunicação, aliado com o fim do ‘turnão’, permitirá que os usuários possam comunicar vazamentos e desperdícios, além de provocar maior eficiência no atendimento.
O corte de gastos beneficiará a reestruturação da rede. A redução do quadro de pessoal de 462 para 317 representará uma economia de 50% na folha de pagamento. Além disso, a frota de veículos também foi reduzida.
SALÁRIOS ATRASADOS
Durante a entrevista, tanto o presidente da EMASA quanto o prefeito Vane anunciaram que, aos poucos, estão conseguindo regularizar o pagamento dos salários dos servidores. Os salários atrasados de novembro e dezembro já foram pagos. Nos próximos dias, a prefeitura deve regularizar o pagamento do décimo terceiro salário. Questões como a regularização de repasses do INSS e FGTS também já estão sendo providenciadas.
APRESENTAÇÃO DOS NOVOS DIRETORES
O presidente da EMASA, Ricardo Campos Pereira, e o prefeito Claudevane Leite aproveitaram a coletiva de imprensa para apresentar os nomes da nova equipe gestora da empresa. O engenheiro agrônomo Geraldo Porto Dantas assume a diretoria administrativa; a engenheira civil Elzita Vidal, a diretoria técnica e sargento PM David Pires, a diretoria financeira.
Fonte: Blog do Ricky - http://www.blogdoricky.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário