quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vane e Wenceslau diplomados


Por Jorge Barbosa*

A despeito de toda a tentativa de desestabilização política do prefeito e do vice eleitos, Claudevane Leite e Wenceslau Junior foram diplomados pela Justiça Eleitoral no dia de ontem. Como escrevemos no dia 09 de outubro, data em que se deu o afastamento de todos os 13 vereadores, “o Tribunal de Justiça haveria de corrigir tal injustiça”, dito e feito. Apesar de não sermos juristas é obvio que nenhum cidadão pode ser condenado e apenado previamente, sem o devido julgamento. Além disso, a Constituição Federal prevê que o agente político só pode ser afastado de seu mandato após o transito em julgado de sentença condenatória.

O objetivo político por trás da extensão do envolvimento em crime de corrupção de Wenceslau Júnior e Claudevane Leite foi derrotado, uma vez que a verdadeira intenção do acusador era a condenação antes da posse para em um segundo momento ajuizar nova ação com base na Lei da Ficha Limpa pedindo a cassação dos direitos políticos e o total afastamento do comando do executivo itabunense. Fato que abortaria a tentativa de construção do projeto alternativo às forças políticas tradicionais que atuam há mais de duas décadas em nossa cidade.

Felizmente a justiça foi feita. Contudo, a investigação acerca de irregularidades cometidas pelos vereadores e respectivos assessores devem prosseguir e uma vez julgados devem sofrer a devida pena.

Um atributo positivo inaugurado pelo governo Lula foi a investigação, o julgamento e a punição de envolvidos em crime de corrupção.

Quem não se lembra do “engavetador-geral” da República?

*Jorge Barbosa é presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário