quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fechamento da Azaleia: governador terá encontro com Dilma


O governador da Bahia, Jaques Wagner, teve encontro rápido ontem com a presidente Dilma Rousseff e retorna hoje à tarde para uma nova reunião sobre o fechamento de 12 unidades da Azaleia no sudoeste do Estado. Wagner pedirá à presidente que, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, adote medidas antidumping para proteger a indústria local da concorrência de produtos  importados, que são mais baratos. Ontem pela manhã, o governador esteve com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem discutiu o mesmo assunto.

A Azaleia está fechando suas unidades na região, alegando exatamente a dificuldade de competir com calçados, fabricados principalmente na China, que entram no País a preços inferiores aos do produto nacional.
De acordo com o deputado estadual Rosemberg  Pinto (PT), há oito meses quando apareceram os primeiros sinais do problema na fábrica, o governo federal foi avisado e o governo estadual reduziu a alíquota do ICMS dos calçados baianos em 99%.

Para Jorge Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, a solução do problema passa por uma política nacional de combate a concorrência desleal no setor e não por beneficiar a empresa com mais incentivos fiscais, o que já foi feito quando da negociação da vinda dessa fábrica para a Bahia, na época do governo carlista e recentemente pelo governo Wagner.

Fonte: Jornal A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário