sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cuba denuncia ameaça das armas nucleares para a humanidade

Cuba alertou sobre a gravíssima ameaça que representam para a sobrevivência da humanidade a existência de 22,000 armas nucleares, o aumento das despesas militares e o desenvolvimento do arsenal convencional.


“As despesas bélicas atingiram no passado ano a cifra recorde de 1,74 biliões de dólares”, denunciou o embaixador Rodolfo Benítez, representante cubano na reunião das Altas Partes Contratantes da Convenção sobre Certas Armas Convencionais.

Advertiu Benítez que, a cada dia, estes armamentos são mais sofisticados e mortíferos, o qual tem ficado tristemente demonstrado nas guerras de agressão ocorridas em anos recentes em diferentes regiões do mundo.

“Acentua-se também o desequilíbrio entre os países industrializados e os que estão em vias em desenvolvimento quanto à produção, a posse e o comércio de armas convencionais; claro que, a favor dos primeiros”, denunciou.

Durante sua intervenção no encontro, Benítez declarou que seu país concede alta prioridade e participa de maneira ativa nesta convenção, cuja estrita implementação está firmemente comprometida.

Nesse contexto, anunciou que na ultima quarta-feira (14), Cuba depositou ante o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, os instrumentos de ratificação do Protocolo Adicional IV sobre as Armas Laser e do Protocolo Adicional V sobre Restos Explosivos de Guerra.

“Esta decisão é uma mostra mais do firme compromisso de Cuba com o multilateralismo e os tratados internacionais de desarmamento e controle de armamentos multilateralmente negociados”, disse o embaixador.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário