terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ética da Campanha Eleitoral: vale tudo para ganhar a eleição?


*Jorge Barbosa

As campanhas eleitorais estão se transformando em territórios sem lei, onde ao invés dos candidatos debaterem idéias e projetos, partem para a desqualificação dos adversários, através da calúnia, injúria e difamação. Na falta de argumentos a razão é a mentira. É o que está acontecendo na campanha eleitoral em curso em nossa cidade quando o blog de Salvador Bahia Notícias do jornalista Samuel Celestino, publicou notícia informando que o juiz Dr. Eros Cavalcanti tinha afastado os 13 vereadores por improbidade administrativa relacionada à utilização exagerada de diárias.
Contudo, na tarde de ontem houve o esclarecimento de que a Justiça não tinha afastado nenhum vereador e que a informação partiu de um suposto correio eletrônico (e-mail) enviado pelo próprio juiz. Tal atitude é estranha e irresponsável tendo em vista que a ética conduz o jornalista a averiguar a fonte e a veracidade dos fatos antes da propagação da notícia, uma vez que a honra e os interesses das pessoas estão em jogo, principalmente quando se trata do jogo político eleitoral.
O Ministério Público deve ser austero, mas ao mesmo tempo hiper responsável na acusação, uma vez que o ônus da prova cabe a quem acusa. Nenhuma inquisição judicial deve partir da suposição, da desconfiança ou da teorização abstrata. Nesse sentido o Direito é positivo, é real. Os instrumentos judiciais não devem estar a serviço de nenhuma candidatura. A imparcialidade é um atributo sagrado da Justiça, tanto é que a deusa Thêmis é apresentada sempre com venda.
Diante deste fato cabe ao eleitor em geral e ao internauta em particular desconfiar e checar toda a informação veiculada através de blogs e facebook afim de não comprar gato por lebre e servir de instrumento àqueles que sempre tentam fazer do povo massa de manobra.
No mais fica a reflexão acerca da história: todos seremos inevitavelmente julgados.
A verdade prevalecerá!

Jorge Barbosa, bancário, bacharel em Direito pela UESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário